Construção do lugar geográfico de alunos com transtorno do espectro autismo em instituições públicas de ensino: contribuições da psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i2.3896Resumo
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma doença que apresenta perturbações no desenvolvimento neurológico, tendo como principais características anormais a falta de comunicação social e déficits de comportamentos, que são fixos e/ou repetitivos, tornando-se visíveis em crianças geralmente aos dois anos de idade. Tendo em vista essas características, o presente texto visa contribuir, do ponto de vista da geografia da saúde, para a discussão a respeito da inclusão escolar de crianças com TEA e a respectiva promoção da saúde nas escolas municipais, de Presidente Prudente. Soma-se a este artigo as contribuições da psicanálise de D. W. Winnicott para o delineamento psíquico desses indivíduos a partir de estudos sobre o conceito de Placement. Do ponto de vista da iniciação científica, torna-se fundamental a formação de estudantes de geografia interessados no tema, o que envolve o aprendizado de conceitos de geografia humana
Palavras-chave: Lugar, Promoção da Saúde, Inclusão Escolar e Transtorno do Espectro Autista, Placement.