LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO CANAL PRINCIPAL DO ALTO CURSO DO RIO PARANAPANEMA – SP

Autores

  • Rodrigo Cezar Criado UNESP - FCT/campus de Presidente Prudente, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i8.258

Resumo

Na presente pesquisa buscou-se investigar a situação das áreas de preservação permanente ao longo do canal principal no alto curso do rio Paranapanema, localizado no sudeste do estado de São Paulo, fazendo divisa ao sul com o estado do Paraná. O objetivo principal foi mapear as APPs, identificando os locais onde há vegetação e os locais onde a mesma foi suprimida, colaborando desta forma com as políticas de planejamento ambiental, para que os objetivos fossem alcançados utilizou-se imagens de satélite e do google earth, além de trabalhos de campo em alguma áreas da bacia para constatação local da situação das APPs. Como pode ser observado nas imagens de satélite e comprovado em campo, as APP do Alto Curso do rio Paranapanema encontram-se bem degradas, com ocupação irregular destinada a agricultura, pecuária, especulação imobiliária com condomínios de alto padrão, dentre outras, com exceção de algumas áreas onde há a preocupação municipal em preservar, seja para fins de conservação ou para fins turísticos, como é o caso do município de Piraju, selecionado para um dos trabalhos de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cezar Criado, UNESP - FCT/campus de Presidente Prudente, Brasil

Mestrando em Geografia, no Programa de Pós Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP - Presidente Prudente

Downloads

Como Citar

CRIADO, R. C. LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO CANAL PRINCIPAL DO ALTO CURSO DO RIO PARANAPANEMA – SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 8, p. 12–20, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v2i8.258. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/258. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos