REGIÃO, REGIONALISMO E REGIONALIDADE: O MOVIMENTO REGIONALISTA DO SUDESTE

Autores

  • Bruno Augusto de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Ednahn Veríssimo Andrade Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Fernando Silveira Leão Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i13.1733

Resumo

O presente trabalho tem a objetivação de demonstrar o caráter da regionalização paulista e mineira, afirmando os fatos históricos presentes para identificar essa regionalidade. A argumentação dos significados de regionalizar, regionalização e regionalidade permitem um estudo aprofundado da questão do movimento regionalista do sudeste brasileiro. Através de leituras e estudos a partir de textos densos e explicativos, podemos destacar o caráter da paulistanidade e da mineiridade, mostrando os fatores culturais e tradicionais presentes na vida dos mesmos, demonstrando o porque da constituição dessas ideias, fazendo uma busca espaço-temporal, destacando as culturalidades presentes na vida dos habitantes das regiões estudadas. O nordeste brasileiro recebe uma rápida pincelada abarcando o porque de muitos de seus habitantes migrarem para o sudeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Augusto de Souza, Universidade Estadual de Goiás

Graduando do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, é estagiário do LABOGEO (Laboratório de Geoprocessamento) e do LAGUR (Laboratório de Geografia Urbana e Regional).

Ednahn Veríssimo Andrade Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduando do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas.

Fernando Silveira Leão, Universidade Estadual de Goiás

Graduando do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

SOUZA, B. A. de; SILVA, E. V. A.; LEÃO, F. S. REGIÃO, REGIONALISMO E REGIONALIDADE: O MOVIMENTO REGIONALISTA DO SUDESTE. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 13, 2013. DOI: 10.35416/geoatos.v1i13.1733. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/1733. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos