ÉTICA, SOLIDARIEDADE, CIDADANIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: IDEIAS E PRÁTICAS

Autores

  • Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i11.1279

Resumo

O objetivo desse texto é buscar um entendimento e os enlaces da tríade ética, cidadania e solidariedade e as perspectivas do ensino de geografia em termos de escopo e realidade brasileira. Explorar a ideia de cidadania numa perspectiva crítica tendo como fulcro de observação o ensino público em São Paulo, pois se trata de um paradigma de mudanças, enfeixado de discurso político deslocado do real cuja temporalidade perpassa os últimos 15-16 anos de políticas públicas de ensino no estado mais rico da federação. E, por fim, entender as contribuições da geografia para o avanço social da disciplina no que tange o ensino público paulista com todas as suas contradições (mazelas, desleixo do poder público) e questões sociopolíticas dessa realidade.

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Como Citar

RODRIGUES DE CARVALHO, C. ÉTICA, SOLIDARIEDADE, CIDADANIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: IDEIAS E PRÁTICAS. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 11, 2012. DOI: 10.35416/geoatos.v2i11.1279. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/1279. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos