Cartografia tátil no ensino de geografia:

uma proposta metodológica de trabalho com materiais didáticos inclusivos

Autores

  • Kellem Aparecida Rita Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Alan Alves Alievi

DOI:

https://doi.org/10.35416/2025.10318

Palavras-chave:

inclusão, deficiência visual, proposta metodológica, mapa tátil, escala local

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino de Geografia pode representar alguns desafios, um dos principais é a adaptação dos recursos didáticos e metodologias. Busca-se neste trabalho apresentar uma proposta metodológica que envolva alunos com deficiência visual com base no uso de mapa tátil. Para tal, utilizou-se um mapa tátil do campus da Universidade do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR. Foram utilizados procedimentos secundários de pesquisa e elaborados mapas táteis. Propõe-se que um mapa tátil trabalhado em uma escala local permite ao educando entender e perceber o lugar em que vive, promovendo além da acessibilidade, a construção do conhecimento geográfico de forma significativa e contextualizada.

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

RITA, K. A.; ALIEVI, A. A. Cartografia tátil no ensino de geografia:: uma proposta metodológica de trabalho com materiais didáticos inclusivos. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 9, n. 1, p. e025001, 2025. DOI: 10.35416/2025.10318. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/10318. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos