CORPORAÇÃO E ESPAÇO: um estudo das estratégias de consolidação e internacionalização do Grupo Ultra
DOI :
https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8854Résumé
O processo de internacionalização do capital, uma das etapas da expansão e consolidação do modo capitalista de produção, tem sido proeminente após a Segunda Guerra Mundial, quando teve início um intenso processo de concentração e centralização do capital e dilatação dos circuitos produtivos em diversas escalas espaciais. Essa expansão ocorre por meio de empresas e grupos que extrapolam as barreiras nacionais, fazendo do mundo o novo palco para a competição intercapitalista, tornando-se os principais formadores da economia global contemporânea e agentes centrais nas dinâmicas de organização espacial. Por isso é de fundamental relevância compreender as estratégias e formas de atuação dos capitais e suas frações e como eles controlam e modificam o espaço. Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias espaciais de acumulação de capital do grupo Ultra, especialmente a internacionalização de sua subsidiária Oxiteno. O Ultra é um dos principais grupos do Brasil, sendo constituído pelas empresas Ultragaz, Ipiranga, Oxiteno e Ultracargo. Nossos resultados mostram que a Oxiteno é uma empresa com expansão internacional, sobretudo no continente americano, mas também com presença na Ásia e Europa. A expansão territorial se dá em direção a países com maiores similaridades econômicas, proximidade geográfica e também cultural, à procura de mercados importantes nos setores de tensoativos e especialidades químicas para estabelecimento de sua produção.
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