A ESPACIALIZAÇÃO DO TURISMO NO ESTADO DA PARAÍBA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

  • Serafim Santana Souza Júnior UFCG
  • Martha Priscila Bezerra Pereira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6308

Resumo

O texto ora apresentado corresponde a uma síntese dos resultados obtidos na segunda etapa da pesquisa financiada pelo órgão do governo brasileiro Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, edital universal 14/2013) a qual se propôs a análise do conhecimento geográfico aplicado a identificação de espaços turísticos no Estado da Paraíba. Para este momento nos preocupamos em analisar a produção do espaço turístico nas regiões geográficas da Borborema e Sertão paraibano. Os procedimentos adotados pautaram-se na aplicação de questionários e preenchimento de formulários técnicos. Após a realização de sete atividades de campo os resultados apontam para contradizer a tese dos órgãos oficiais no que concerne à afirmativa de que a produção do espaço turístico no Estado da Paraíba esteja passando por um processo de interiorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serafim Santana Souza Júnior, UFCG

É bacharel (1998) e mestre (2001) em Geografia Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor (2008) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente na área de concentração produção do espaço geográfico. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço geográfico, atores sociais, violência urbana e trabalho de campo. É professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vinculado a Unidade Acadêmica de Geografia atuando na área de produção do espaço urbano e desenvolvimento regional. É líder do Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Socioterritorial e desenvolve pesquisas relacionadas a análise da violência urbana e produção social do espaço, centralidade urbana e Geografia do Turismo. É professor colaborador do Programa de Pos-graduação em História da UFCG atuando na Linha I: Cultura e Cidades. É pesquisador e consultor Ad hoc do CNPq desenvolvendo pesquisas na área do desenvolvimento regional com ênfase na Geografia do Turismo.

Martha Priscila Bezerra Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Docente do curso de Geografia da UFCG - campus Campina Grande. Bacharel em Geografia pela UFPB, Mestre em Geografia pela UFPE e Doutora em Geografia pela UNESP- campus Presidente Prudente. Tem experiência na área de análise de paisagens que interferem no processo saúde-doença humana, avaliação de políticas públicas com ênfase nos níveis de competências e habilidades desenvolvidas por trabalhadores da ESF e VAS e Metodologia da Pesquisa.

Referências

Araújo, T. B. (2000). Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências. Rio de Janeiro: Fase.

BARROS, N. C. (2002). Análise regional e destinações turísticas: possibilidades teóricas e situações empíricas em Geografia do Turismo. Turismo Visão e Ação, 4(4), 9-32.

BOULLON, R. (2002). Planejamento do espaço turístico. São Paulo: EDUSC.

CAPDEVILLA, M. B., PLA, M. D., & VALENTI, J. V. (1992). Manual de ciencia del paisaje: teoria, métodos y aplicaciones. Barcelona: Masson.

CRUZ, R. (2002). Política de turismo e território. São Paulo: Contexto.

LESBAUPIN, I. (2000). Poder Local x exclusão social: as experiências das prefeituras democráticas no Brasil. Petrópolis: Vozes.

LOHMANN, G. (2012). Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.

MEDINA, J. C. (2012). Turismo, cultura e desenvolvimento. Em J. C. MEDINA, M. D. BRASILEIRO, & L. N. CORIOLANO, Re-construcción de la cultura y del espacio turístico. Campina Grande: EDUEPB.

OLIVEIRA, A. (2001). Turismo e desenvolvimento: planejamento e organização. São Paulo: Atlas.

PEARSE, D. G. (2003). Geografia do turismo: fluxos e regiões no mercado de viagens. São Paulo: Aleph.

PIRES, P. (2002). A paisagem litorânea como recurso turístico. Em E. YAZIGI, A. F. CARLOS, & R. d. CRUZ, Turismo: espaço, paisagem e cultura (pp. 161-177). São Paulo: Hucitec.

RODRIGUES, A. A. (1997). Turismo e espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Hucitec.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Souza Júnior, S. S., & Pereira, M. P. B. (2021). A ESPACIALIZAÇÃO DO TURISMO NO ESTADO DA PARAÍBA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Formação (Online), 27(52). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6308

Edição

Seção

Artigos