A BELÉM DA BELLE ÉPOQUE E OS ROTEIROS GEO-TURÍSTICOS COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Auteurs

  • Magaly Caldas Barros Universidade Federal do Pará.
  • Hugo Hage Serra Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.5163

Résumé

Este trabalho tem como objetivo central evidenciar a importância dos roteiros geo-turísticos na cidade de Belém do Pará, apresentando o tema Belle Époque como central no processo de Educação patrimonial da cidade. A Belle Époque se constituiu como um processo de reurbanização de Belém do Pará, aos moldes do que representara a cidade de Paris – referência de urbanização do final do século XIX e início do século XX. A construção de prédios foi um dos legados deixados na cidade de Belém e que perduram até o atual momento, representados por autênticas rugosidades espaciais. Os roteiro geo-turísticos, por sua vez, retomam a importância da Belle Époque por meio do reconhecimento geográfico, histórico, cultural, simbólico e da arquitetura que aquela época representou e ainda persiste no momento. Foram utilizados referenciais teóricos acerca da Belle Époque e Educação patrimonial. Além disso, a aplicação dos roteiros geo-turísticos no centro de Belém e os registros históricos, imagéticos, de cartografia e levantamento de informações junto a órgãos responsáveis foram sintetizados para este trabalho.

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Bibliographies de l'auteur

Magaly Caldas Barros, Universidade Federal do Pará.

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Pará.

Hugo Hage Serra, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Professor de Geografia Regional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Membro do Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará -Lerassp/ Unifesspa.

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Publiée

2018-05-22

Comment citer

Barros, M. C., & Serra, H. H. (2018). A BELÉM DA BELLE ÉPOQUE E OS ROTEIROS GEO-TURÍSTICOS COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Formação (Online), 25(44). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.5163

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