Subsídios para o Planejamento Ambiental: Estudo de caso da Bacia do Balneário da Amizade – São Paulo

Auteurs

  • Fernanda Bomfim Soares FCT/UNESP

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3300

Résumé

Este trabalho está relacionado à pesquisa de iniciação científica inserida no Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS), da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, campus de Presidente Prudente, e vincula-se a projetos mais amplos desenvolvidos com apoio da FAPESP, do CNPq e FEHIDRO. De modo geral, com este trabalho pretende-se contribuir para a discussão sobre métodos de planejamento ambiental em bacias hidrográficas, como também para o gerenciamento de recursos hídricos, além de dimensionar aos gestores públicos responsáveis uma possível alternativa de recuperação ambiental. Os procedimentos metodológicos apresentados nesse artigo seguem a proposta de Rodriguez (1994) adaptada por Leal (1995), na qual incluem etapas de elaboração do Inventário, Diagnóstico Ambiental, Prognóstico e Propostas, de modo a identificar as características de uso e ocupação da bacia do Balneário da Amizade e mapear seus principais problemas ambientais. Com este artigo objetiva-se apresentar uma breve discussão teórica- metodológica sobre o tema e apresentar duas fases (organização e inventário) da metodologia de Rodriguez (1994) adaptada por Leal (1995). Os resultados finais apontam o estado de degradação ambiental atual e uma dimensão para o estado futuro da bacia, como a disposição de resíduos do solo, processos erosivos, assoreamentos dos corpos hídricos, urbanização irregular, entre outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fernanda Bomfim Soares, FCT/UNESP

Geógrafa, Técnica em Agrimensura e mestranda em geografia pela FCT/UNESP

Téléchargements

Publiée

2016-01-18

Comment citer

Soares, F. B. (2016). Subsídios para o Planejamento Ambiental: Estudo de caso da Bacia do Balneário da Amizade – São Paulo. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3300

Numéro

Rubrique

Artigos