FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Priscylla Karoline de Menezes Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4201

Resumen

Esse artigo insere-se no conjunto de reflexões sobre a formação do professor de Geografia e a constante necessidade de reflexão para o ensino. O artigo teve como objetivo principal refletir os processos de formação dos professores e apontar como as universidades públicas vêm se posicionando nesse contexto. Na metodologia foram empregados procedimentos de estudos bibliográficos, a fim de identificar elementos que nos permitam pensar o papel das universidades públicas, sob a ótica das políticas nacionais para o ensino superior e sua articulação social, para uma formação docente crítica e intelectualmente emancipada. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de reflexão dos docentes do ensino superior (do curso de Geografia), quanto a sua posição na formação de professores, pois ainda há uma forte fragmentação entre ensino e pesquisa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Priscylla Karoline de Menezes, Universidade Estadual de Goiás

    Professora do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal da Goiás (UFG).

Publicado

2017-04-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Formação (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 23, 2017. DOI: 10.33081/formacao.v4i23.4201. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/4201. Acesso em: 2 feb. 2026.