Cooperação dos Geoparques mundiais da Unesco para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas

Autores

  • Anna Lethicia dos Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC.  https://orcid.org/0009-0003-4475-607X
  • Juliano Bitencourt Campos Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC). https://orcid.org/0000-0002-0300-1303
  • Dione da Rocha Bandeira Professora Permanente noPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC.  https://orcid.org/0000-0002-5878-769X
  • Mariluci Neis Carelli Professora Permanente noPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC.  https://orcid.org/0000-0002-0107-383X
  • Mikael Miziescki Coordenador de Cultura do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Professor no Curso de Graduação de Licenciatura em Artes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, SC.  https://orcid.org/0000-0002-7204-3339
  • José Gustavo Santos da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense https://orcid.org/0000-0003-0578-8266

DOI:

https://doi.org/10.33081/31e024009

Resumo

Os Geoparques Mundiais da UNESCO (UGGps) propõem um conceito holístico de gestão territorial, tendo como fundamento o ideal de que o patrimônio natural, mais especificamente o patrimônio geológico, atrelado ao patrimônio cultural, deve ser preservado ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. No ano de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Agenda 2030, destinada a acabar com a pobreza e proteger o planeta. A presente pesquisa tem por objetivo entender o alinhamento existente entre os UGGps, o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Se propuseram os seguintes questionamentos: a) os UGGps podem ser considerados territórios voltados ao desenvolvimento sustentável? b) os UGGps efetivamente contribuem para os objetivos da Agenda 2030? c) além dos oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) selecionados pelo Programa Internacional de Geociências e Geoparques (IGGP), há que se falar em cooperação também com os outros nove ODSs? Como resultado, observou-se que os UGGps contribuem efetivamente para a Agenda 2030 por meio de uma série de boas-práticas alinhadas aos objetivos propostos na agenda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Lethicia dos Santos, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC. 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC. 

Juliano Bitencourt Campos, Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC).

Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC). Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 2 do CNPQ. 

Dione da Rocha Bandeira , Professora Permanente noPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC. 

Professora Permanente noPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC. 

Mariluci Neis Carelli, Professora Permanente noPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC. 

Professora Permanente noPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (PPGPCS) Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, SC. 

Mikael Miziescki, Coordenador de Cultura do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Professor no Curso de Graduação de Licenciatura em Artes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, SC. 

Coordenador de Cultura do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Professor no Curso de Graduação de Licenciatura em Artes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, SC. 

José Gustavo Santos da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Ciências Ambientais. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Criciúma/SC, Brasil. Bolsista FAPESC.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

dos Santos, A. L., Campos, J. B., da Rocha Bandeira, D., Carelli, M. N., Miziescki, M., & da Silva, J. G. S. (2024). Cooperação dos Geoparques mundiais da Unesco para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas. Formação (Online), 31(Publicação Contínua), e024009. https://doi.org/10.33081/31e024009

Edição

Seção

Artigos