Desenvolvimento e aplicação de um índice de sustentabilidade para o atendimento e qualidade da água nos municípios das bacias PCJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/31e024011

Resumo

Atualmente, a garantia de água em quantidade e qualidade adequadas é uma preocupação urgente, destacando a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos hídricos. Nesse processo, a utilização de indicadores abrangentes e o desenvolvimento de novos indicadores desempenham um papel crucial. A presente pesquisa possui como objetivo a proposição de um Índice de Sustentabilidade para o Atendimento e Qualidade da água para todos os municípios inseridos nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa exploratória e explicativa, sob abordagem quali-quantitativa e estudo de caso, amparada na análise multivariada. Optou-se pelas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí como objeto do estudo, tendo em vista a forte influência na região, bem como as expressivas atividades econômicas e demográficas. Os dados foram coletados para os dez indicadores do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento para o ano de 2021. A partir da consolidação do conjunto de dados dos indicadores selecionados foi possível aplicar a técnica multivariada de análise fatorial, e a partir dos escores fatoriais construir o Índice de Sustentabilidade para o Atendimento e Qualidade da água e o posterior ranqueamento das observações. Como resultados é possível inferir que a região enfrenta desafios complexos com relação ao atendimento e qualidade da água para grande parte dos municípios, no tocante sobretudo aos efeitos do estresse hídrico de determinadas Bacias. Além disso, foi possível identificar que os municípios de Campinas, Piracicaba e Americana se sobressaem dentre os demais com os melhores índices, ao contrário de Corumbataí, Monte Alegre do Sul e Rio das Pedras que apresentam os maiores desafios.  

Palavras-chave: Atendimento de água. Qualidade da água. Indicadores de sustentabilidade. Indicadores. Bacias PCJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walef Pena Guedes, NEPAM/Unicamp

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade
pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/Unicamp)

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, (UNICAMP), Graduada em Matemática (UNESP) e em Saneamento (UNICAMP). Docente e Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), Graduada em Administração de Empresas pela PUC Campinas. Docente e Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Guedes, W. P., Ferreira, D. H. L., & Sugahara, C. R. (2024). Desenvolvimento e aplicação de um índice de sustentabilidade para o atendimento e qualidade da água nos municípios das bacias PCJ. Formação (Online), 31(Publicação Contínua), e024011. https://doi.org/10.33081/31e024011

Edição

Seção

Artigos