O COMPORTAMENTO DO TURISTA FLUMINENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8885

Resumo

Este trabalho procura analisar o comportamento de turistas do estado do Rio de Janeiro nos 11 primeiros meses de acometimento da pandemia de Covid-19 no Brasil, confrontando-o com o gerenciamento dado pelo Estado à crise desencadeada no setor de turismo. Trata-se de extrato de uma pesquisa mais ampla desenvolvida em rede pelo grupo de pesquisa “Turismo em tempos de pandemia: uma abordagem geográfica multi e transescalar”. O foco centrou-se no comportamento dos turistas quanto à realização ou não de viagens a lazer durante o período pandêmico, a partir de 470 respostas obtidas com aplicação de questionário eletrônico, em que se atingiu um nível de confiabilidade de 95% e erro amostral de 4,52%. Metodologicamente, optou-se pela análise quantitativa dos dados com aplicação combinada de abordagem descritiva e multivariada. Estatisticamente, a amostra pode ser caracterizada como não probabilística e não estratificada. Os achados apontam que a atuação do poder público e sua capacidade de transmitir confiança em suas ações (em especial, em tempos tão adversos) parecem ter papel relevante nas decisões dos turistas quanto à realização de viagens. Isso denota, em grande medida, que os comportamentos dos turistas estão atrelados, para além de seu perfil socioeconômico, às ações e decisões tomadas na esfera administrativa pública, entendidas como práticas de segurança a serem seguidas. Conclui-se que o comportamento do turista fluminense está relacionado à dinâmica de mercado, mas, sobretudo, aos interesses em relação à manutenção da vida no contexto da crise sanitária sem precedentes em que o Estado tem forte influência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Muniz Abreu, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Pesquisador Associado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) da UFRRJ. Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Arquitetura pelo Programa de de Pos-Graduação em Arquitetura (ProArq) da UFRJ e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (2000). Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Turismo, com ênfase em  Planejamento Urbano e Regional e Turismo. Co-líder do grupo de pesquisa em rede CILITUR (Cidades Litorâneas e Turismo) e integrantes dos grupos PH (Paisagens Híbridas) da UFRJ e Eco-cidades da UFRRJ.

Eloise Silveira Botelho, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

É Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio e do Programa de Pós Graduação em Ecoturismo e Conservação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Ciências na linha de pesquisa Gestão de Iniciativas Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ. Possui mestrado na linha de pesquisa "Comunidades, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Inclusão Social" pelo Programa Eicos - Estudos Interdisciplinares de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Turismo e Especialização em Educação Ambiental, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Co-coordena o grupo de pesquisa Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (OPAP). Compõe a equipe de Editores Científicos do Caderno Virtual de Turismo. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, com experiência na área de Turismo, com ênfase nos aspectos socioeconômicos e ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e operação de serviços turísticos, turismo em áreas protegidas, turismo de base comunitária, conflitos ambientais, educação ambiental, patrimônio

Matheus Gomes Lima, UFF - Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT/UFF), atuando na Linha de Pesquisa Políticas, Espacialidades, Relações e Conflitos Socioculturais. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP). Estudante associado ao Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Território, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Marina Bay Frydberg e pelo Prof. Dr. João Luiz Pereira Domingues (UFF). 

Referências

ABREU, L. M. et al. Reflexões sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 nos destinos turísticos “categoria A”, no estado do Rio de Janeiro. In: CRUZ, R. de C. A. da. et. al. Turismo em tempos de Covid-19: ensaios sobre casos na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal. São Paulo: FFLCH/USP, 2021.

BRASIL. Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo 2020. Volume 47, ano base 2019. 2ª edição, março de 2021. MTur. (documento eletrônico). Disponível em: < http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-53-05.html>. Consultado em 20/07/2021.

CARVALHO, L. Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado. Todavia: São Paulo, 2020.

CHACHO, A do N. B; AZEVEDO, F. F. de. O turismo no contexto da sociedade informacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, vol. 4, nº 2, p. 31-48, maio-ago de 2010.

COSTA, M. A. M. et al. Rio de Janeiro: cenário turístico carioca em tempos de pandemia. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 39, e61340, 2021 | DOI: 10.12957/geouerj.2021.61340.

HARVEY, D. Condição Pós-moderna. 14. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MOURA, R. A pandemia nas metrópoles: números e notas sobre a evolução dos óbitos pela COVID-19. Observatório das Metrópoles. Artigo Semanal 29.07.2021. documento eletrônico. Disponível em <https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/a-pandemia-nas-metropoles-numeros-e-notas-sobre-a-evolucao-dos-obitos-pela-covid-19/> Acesso em: 29 jul. 2021.

NAGAMINE, L.; FERREIRA, G.; KRÜGER, C.; MOURA, R. Disseminação da covid-19 nas faixas de fronteira terrestre e litorânea do Brasil. Revista Tempo do Mundo, rtm, n. 23, ago. 2020.

NICOLELIS, M. A. L.; RAIMUNDO, R. L. G.; PEIXOTO, P.; ANDREAZZI, C. S. The impact of super-spreader cities, highways, and intensive care availability in the early stages of the COVID-19 epidemic in Brazil. Scientific Reports, vol. 11, artigo n. 13001, 2021.

KRIPPENDORF, J. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2001.

PAGE, S. J. Transporte e turismo: perspectivas globais. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008.

PALHARES, G. L. Transportes turísticos. Aleph: São Paulo, 2002.

PEARCE, D. G. Geografia do turismo: Fluxos e regiões no mercado de viagens. Aleph: São Paulo, 2003.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica, Razão e Emoção. 3. ed. São Paulo: Edusp (Editora da USP), 2003.

SWARBROOKE, J.; HORNER, S. O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

UJVARI, S. C. História das epidemias. Aula inaugural do curso de pós-graduação da Fiocruz/PE. FioCruz, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XShCpLHK8pE. Acesso em: 05 jul. 2021.

WILDER-SMITH, A.; CHIEW, C. J; LEE, V. J. Can we contain the COVID-19 outbreak with the same measures as for SARS? The Lancet - Infectious diseases, vol. 20, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30129-8

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Abreu, L. M., Botelho, E. S., & Lima, M. G. (2022). O COMPORTAMENTO DO TURISTA FLUMINENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Formação (Online), 29(55), 103–132. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8885

Edição

Seção

Artigos