“POR UMA GEOGRAFIA DO MOVIMENTO”: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE TURISMO DURANTE A PANDEMIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Rita Ariza Cruz USP
  • Isabella Maria Beil Universidade de São Paulo
  • Daniel Renzo Barretti Universidade de São Paulo
  • Thiago Allis Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8884

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as formas e a natureza do turismo durante a pandemia da Covid-19, tendo por referência empírica o estado de São Paulo. Para tanto, foram consideradas pesquisa bibliográfica na literatura nacional e internacional sobre turismo e pandemia, levantamento na imprensa sobre as narrativas de turismo durante o período e uso dos dados apurados entre 2020 e 2021 pelo grupo de pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia: uma Análise Multi e Trans-escalar, do qual participam os autores deste artigo. Partimos da hipótese de que há algumas nuances das práticas turísticas atuais que se ajustam aos tempos pandêmicos – inclusive pelas restrições à mobilidade impostas por protocolos sanitários – mas, por outro lado, outras continuam operando um padrão conhecido pré-pandemia. Isso permite pensar sobre os sentidos – imaginados, desejados e reais – das manifestações do chamado “turismo de pandemia”, pondo em discussão posturas de viajantes, narrativas publicamente construídas e, a partir disso, eventuais desdobramentos no futuro próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Ariza Cruz, USP

Graduada em Geografia, Mestre e Doutora em Geografia Humana pelo DG/FFLCH/USP. Docente no Departamento de Geografia da FFLCH/USP e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana do mesmo Departamento.

Isabella Maria Beil, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia, Mestre e Doutoranda em Geografia Humana no Departamento de Geografia da FFLCH/USP.

Daniel Renzo Barretti, Universidade de São Paulo

Bacharel em Turismo. Mestrando em Geografia Humana no Departamento de Geografia da FFLCH/USP.

Thiago Allis, Universidade de São Paulo

Bacharel em Turismo pela Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na Área de Planejamento Urbano e Regional (FAU-USP). Docente do Curso de Turismo e Lazer da EACH/USP.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Cruz, R. A., Beil, I. M., Barretti, D. R., & Allis, T. (2022). “POR UMA GEOGRAFIA DO MOVIMENTO”: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE TURISMO DURANTE A PANDEMIA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Formação (Online), 29(55), 79–101. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8884

Edição

Seção

Artigos