CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO FEDERAL PARA MANUTENÇÃO DO SETOR DE TURISMO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

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DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8879

Resumo

A pandemia da Covid-19, a complexidade do setor de turismo, bem como a sua fragmentação, são fatores que evidenciam os problemas crônicos que são parcialmente abarcados pelas políticas públicas de turismo como, por exemplo, a informalidade. Por outro lado, as demandas emergenciais decorrentes das medidas sanitárias que visam retardar a transmissibilidade do Sars-Cov-2 ocasionaram impactos na economia e, com isto, a necessidade de respostas governamentais rápidas. No âmbito de turismo, conseguiu-se o crédito extraordinário para o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) no valor de R$ 5 bilhões de reais para socorrer o setor, justificado sob o argumento da importância econômica do turismo no Produto Interno Bruto (PIB), no total de 8,1% e 7 milhões de empregados. Devido às dificuldades para acessar o recurso do Fungetur, bem como questionamentos sobre o seu formato, este artigo visa compreender as principais características desta linha de crédito, com atenção especial sobre a atuação desta política pública no estado do Rio de Janeiro. Optou-se pela pesquisa qualitativa apoiada pela revisão de literatura, análise documental e entrevistas. O estudo revela que, embora os R$ 5 bilhões tenham sido apresentados como uma política pública de apoio ao setor de turismo durante a pandemia, mais de um ano após sua criação, observou-se que apenas um pequeno montante do valor foi contratado e destinado exclusivamente aos prestadores de serviços formais (legalizados) e com cadastro no Cadastur, ignorando completamente o universo da informalidade.

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Biografia do Autor

Fábia Trentin, Universidade Federal Fluminense

FÁBIA TRENTIN é professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense vinculada ao corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR) e do Bacharelado em Turismo. Atualmente, exerce a chefia do Departamento de Turismo e Coordena o Laboratório de Políticas, Governança e Turismo (LabPGTUR). Doutora em Turismo, Lazer e Cultura na Universidade de Coimbra (2015); Mestre em Hospitalidade, linha de Pesquisa - Planejamento e Gestão da Hospitalidade (UAM); Mestre em Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural (UNIBERO); MBA em Gestão Pública Municipal (UNIFESP); MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing (UCB). Áreas de interesse: turismo; gestão pública do turismo; política e governança no turismo; sustentabilidade e turismo; planejamento do turismo.

Maria Angélica Maciel Costa, Universidade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora adjunta na Universidade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professora do Departamento de Administração e Turismo. Bacharel em Turismo, com especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (USP), mestrado em Geografia (IGC/UFMG) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Turismo (NEPET/CNPq), Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar (CNPq), Núcleo de Estudos Água, Riscos e Territórios (NEART/CNPq), Grupo de Pesquisa, Educação, Natureza e Sociedade (PENSO/CNPq) e Red Waterlat. É coordenadora adjunta do Observatório de Turismo e Lazer da Baixada Verde (UFRRJ).

Claudia Correa de Almeida Moraes, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Geografia (Unesp); Mestre em Comunicação Social (ECA/USP); Licenciada em História (Unicamp) e Bacharel em Turismo (PUC Campinas). Professora Adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria (UFF) e vice-líder do grupo de pesquisa (Turismo, Gestão e Territórios).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Trentin, F., Costa, M. A. M., & Moraes, C. C. de A. (2022). CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO FEDERAL PARA MANUTENÇÃO DO SETOR DE TURISMO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Formação (Online), 29(55), 29–53. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8879

Edição

Seção

Artigos