GLOBALIZAÇÃO E CRISE DA EDUCAÇÃO: NOTAS PARA UMA AÇÃO ÉTICA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i16.869Resumo
Este artigo debate os principais aspectos da globalização econômica neoliberal. Procura, sobretudo, relacioná-los com os elementos que caracterizam a crise da modernidade, civilizacional ou ocidental. Para tanto, ele enfatiza o processo do surgimento e evolução das chamadas revoluções tecnológicas. No contexto da sociedade global, ele procura analisar a escola, o ambiente escolar e a legislação educacional no Brasil. Enfim, ele analisa também o processo educacional da modernidade que acaba refletindo as mesmas contradições, incongruências e discrepâncias oriundas da crise do modelo liberal-conservador. Por fim, este texto indaga sobre a ética, e a nova postura que educadores/educandos devem assumir diante da crise educacional. Ele conclui, afirmando que a inserção dos temas transversais, no currículo escolar pode servir de importante instrumento, a ser utilizado por educadores(as), no sentido da construção de um modelo educacional, que rompa com a irracionalidade do racionalismo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.