OS CENTROS E AS CENTRALIDADES DA REGIÃO URBANA DE BELÉM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.8682

Resumo

Neste artigo, busca-se demonstrar as centralidades dos bairros centrais das sete cidades que constituem a Região Metropolitana de Belém (RMB), a partir de dados quantitativos e qualitativos. Espaços urbanos que passam por processos de ressignificações que decorrem da disponibilidade de unidades habitacionais no formato condominial que estão transformando essa região urbana, sobretudo, quanto à disponibilidade de comércios e serviços, situados em cinco classes de atividades econômicas: saúde, lazer, gastronomia, administração e educação. Quanto ao caráter qualitativo das centralidades, foram identificados os tipos de serviços e o público a que se destinam, logo, que os consomem. Como metodologia, aplicaram-se algumas técnicas de investigação como: a observação sistemática, a coleta de dados em empresas públicas e privadas, a aplicação de questionários e a análise empírica.  Obtendo-se, assim, como um dos principais resultados, a ideia de que as centralidades e as reestruturações urbanas que foram identificadas na RMB decorrem da reestruturação de um setor imobiliário em franca expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Soares Mendes, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Secretaria do Estado de Eucação (SEDUC)

Doutor em geografia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre, licenciado e bacharel em geografia pela Universidade Federal do Pará. Pesquisador na área de geografia humana, com ênfase na urbanização da Amazônia, possui experiência com atuação nos seguintes temas: produção, gestão e planejamento urbanos; processos de periferização; metodologia da pesquisa e do trabalho científico; processos segregatórios; espaços rural-urbanos; condomínios fechados; especulação imobiliária; espaços híbridos e metropolização do espaço.

Referências

AMARAL, M. D. B.; RIBEIRO, W. O. Castanhal (PA); entre a dinâmica metropolitana e a centralidade sub-regional de uma cidade média. Revista eletrônica de Humanidades do curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 9, n. 1, p. 77-105, jan/jun. 2016.

CARLOS, A.F.A.; VOLOCHKO, D.; ALVARES, I. P. A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2015.

HAESBAERT, Rogério. Vidal e a multiplicidade de abordagens regionais. In: HAESBAERT, R.; PEREIRA, S.; RIBEIRO, G. Vidal, Vidais: textos de geografia humana, regional e política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. pp.185-201.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. @ Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santa-izabel-do-para/panorama, Acesso em: 13/122017.

_______. CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Disponível em: https://concla.ibge.gov.br/estrutura/atividades-economicas-estrutura/cnae. Acesso em 22/01/2018.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: ática, 1991.

MILLER, G. Darwin vai às compras: sexo, evolução e consumo. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.

MENDES, L.A.S. Espaços elitizados de moradia e consumo: a reestruturação da Avenida Augusto Montenegro no quadro das centralidades da Região Metropolitana de Belém. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2015.

_______. A urbanização metropolitana estendida: aspectos da produção do espaço de Belém e de sua região. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2018.

_______. Metrópole e consumo: condomínios fechados, comércio e centralidade em Belém. Curitiba: CRV, 2020.

OLIVEIRA, M. P. Reconhecendo a metrópole no cotidiano. In: SILVA, C. A.; FREIRE, D. G.; OLIVEIRA, F. J. G. (Orgs.). Metrópole: governo sociedade e território. Rio de Janeiro: DP&A: FARERJ, 2006. p. 59-66.

PINTAUDI, S. Anotações sobre o espaço do comércio e do consumo. In: CARRERAS, C.; PACHECO, S. M. M. (Orgs.). Cidade e Comércio: a rua comercial na perspectiva internacional. Rio de Janeiro: armazém das letras, 2009. p. 55-62.

POCHMANN, M. O mito da classe média: capitalismo e estrutura social. São Paulo: Boitempo, 2014.

RIBEIRO, W. O. Interações espaciais na rede urbana do nordeste do Pará: particularidades regionais e diferenças de Bragança, Capanema e Castanhal. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita, Presidente Prudente-SP, 2017.

SABINO, T. A. G. Produção do espaço e dispersão metropolitana em Belém: importância da logística em discursos e projetos de estruturação territorial. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Pará: Belém, 2016.

SANTOS, M. O espaço dividido: Os dois circuitos da economia urbana. São Paulo: Edusp, 2008.

SOUZA, L. H. J. A metropolização do espaço em Santa Izabel do Pará: uma análise a partir dos condomínios fechados. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado do Pará, Belém-PA, 2020.

SPOSITO, M. E. B. O centro e as formas de centralidade urbana. Revista de Geografia -Geousp, São Paulo, v. 10, p. 1-18, 1991.

TRINDADE JR., S.-C. C. A cidade dispersa: Os novos espaços de assentamentos em Belém e a reestruturação metropolitana. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

VILLAÇA, F. O espaço intra-urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Studio Nobel/ Faperj, 2001.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

Soares Mendes, L. A. (2023). OS CENTROS E AS CENTRALIDADES DA REGIÃO URBANA DE BELÉM. Formação (Online), 30(57), 173–209. https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.8682

Edição

Seção

Artigos