PERCEPÇÃO DE IDOSOS A RESPEITO DO BEM-ESTAR, QUALIDADE DE VIDA E SUPORTE SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Everton Antonio Marcelino de Siqueira
  • Camila Cortellete Pereira da Silva
  • Daniel Oliveira
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
  • Braulio Henrique Magnani Branco
  • Rute Grossi-Milani

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.8305

Resumo

Este estudo transversal teve o objetivo de verificar a percepção de 20 idosos a respeito do bem-estar subjetivo,
qualidade de vida e suporte socioambiental. Participaram idosos de ambos os sexos, dos serviços de saúde
ofertados por uma instituição de ensino superior. Foram utilizados a Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos,
o Perfil de Saúde de Nottingham, e o questionário de suporte socioambiental. A análise dos dados foi realizada
por meio da estatística descritiva. Identificou-se que os idosos apresentaram melhor resultado nos domínios da
qualidade de vida referentes aos aspectos subjetivos, interação social (87%) e reações emocionais (83,3%). Os
valores referentes à média total (3,37) dos afetos positivos correspondem a uma percepção de bem-estar moderada, enquanto em relação aos afetos negativos, tanto dos homens quanto das mulheres encontram-se com escores menores (1,83 e 1,94, respectivamente). Referente aos aspectos sociais e ambientais, quando analisados
separadamente, encontrou-se uma média similar (3,75 e 3,89, respectivamente), representando uma percepção
moderada do suporte socioambiental. Pode-se concluir que os idosos apresentaram percepção de bem-estar moderada em relação aos afetos positivos, com destaque para a determinação, entusiasmo e força, além de baixo
índice para os afetos negativos, com valores maiores para irritabilidade, nervosismo e inquietação.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Marcelino de Siqueira, E. A., Cortellete Pereira da Silva, C., Oliveira, D., Marques Gomes Bertolini, S. M., Magnani Branco, B. H., & Grossi-Milani, R. (2023). PERCEPÇÃO DE IDOSOS A RESPEITO DO BEM-ESTAR, QUALIDADE DE VIDA E SUPORTE SOCIOAMBIENTAL. Formação (Online), 30(57), 369–384. https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.8305

Edição

Seção

Artigos