AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE EXPOSIÇÃO AO RISCO TECNOLÓGICO, NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA- MG

Autores

  • Geraldo Cesar Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Edinaldo Muller UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Priscila Marinho Fontainha

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8085

Resumo

O planejamento urbano, assim como as políticas públicas relacionadas à educação, são ações imprescindíveis visando a segurança de estudantes, professores e funcionários de escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Torna-se importante ampliar o conceito de segurança, levando-o a abarcar iniciativas relacionadas não só à saúde, alimentação e acidentes dentro das escolas, mas também enfocando os riscos relativos a processos naturais e tecnológicos externos, que podem afetar essa comunidade. Assim, o objetivo desse trabalho foi espacializar as escolas de ensino fundamental e médio da área central da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, no contexto dos riscos tecnológicos existentes na área urbana. Partindo de um mapeamento de riscos tecnológicos já disponível, no qual foram considerados fatores de risco como avenidas, ferrovia, postos de gasolina, depósitos de combustível, hospitais, gasoduto e depósitos do exército, foram plotadas as escolas citadas, permitindo a visualização das mesmas nos vários níveis de risco tecnológico mapeados. De um total de 79 escolas identificadas, 31 delas encontram-se em classes preocupantes de risco (altíssimo, alto e médio), para as quais são sugeridas estratégias de aumento de segurança com base nas recomendações da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da ONU, assim como nas Normas de Prevenção a Desastres nos Municípios Brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Cesar Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

DEPTO DE GEOCIÊNCIAS UFJF

GEÓLOGO

DOUTOR EM AGRONOMIA

ESPECIALISTA EM RISCOS AMBIENTAIS

Edinaldo Muller, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Estudante de Geografia

Priscila Marinho Fontainha

Geógrafa

Referências

Almeida, F. Juiz de Fora é campeã em número de acidentes na linha férrea. Jornal Tribuna de Minas / Seção Cidade. Disponível em https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/06-02-2020/juiz-de-fora-e-campea-em-numero-de-acidentes-na-linha-ferrea.html. Consulta em julho de 2020.

Andrade, L.B. Riscos ambientais e contextos escolares: desvelando limites e potencialidades do programa de educação ambiental do estado de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2016.

ARCMAP. ARCGIS: ESRI Copyright 2020. Disponível em https://www.esri.com/en-us/arcgis/products/arcgis-pro/overview. Consulta em maio de 2020.

Beck, U. Sociedade de risco – rumo a uma outra modernidade. São Paulo. Editora 34. 2010.

Bernadete, L. JF registra 163 atropelamentos em seis meses. Jornal Tribuna de Minas / Seção Cidade. Disponível em https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/17-07-2019/jf-registra-163-atropelamentos-em-seis-meses.html. Consulta em julho de 2020.

CNM (Confederação Nacional de Municípios). Defesa Civil e Prevenção de Desastres: Como seu Município pode estar preparado. Brasília: CNM. 2016.

De Conti, K.L.M e Zanatta, S.C. Acidentes no ambiente escolar – uma discussão necessária. Cadernos PDE vol.1. SEED / Paraná. Curitiba. 2014.

DOL (Diário On Line). MPPA pede suspensão de aula em escola sob risco de desabar. Notícias Pará. Disponível em https://www.diarioonline.com.br › noticias › para › noticia-488859-mppa. Consulta em outubro de 2019.

ESCOLAS.INF.BR. Escolas públicas e particulares de Juiz de Fora, MG. Disponível em http://www.escolas.inf.br/. Consulta em maio de 2020.

EXCEL. Microsoft Inc. Copyright 2020. Disponível em https://office.live.com/start/Excel.aspx?ui=pt-BR. Consulta em abril de 2020.

EARTH PRO. Google Inc. Copyright 2020. Disponível em https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/. Consulta em abril de 2020.

Florêncio, I. S. et al. Análise da ocorrência de acidentes com transporte de cargas/produtos perigosos no colar metropolitano do Vale do Aço, Minas Gerais. Anais da IX Semana de Iniciação Científica / Unileste MG. Coronel Fabriciano-MG. 2008.

GASMIG (Cia de Gás de Minas Gerais). Mapa da rede de distribuição. Disponível em http://www.gasmig.com.br/GasNatural/Paginas/default.aspx. Consulta em julho de 2020.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cidades. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/. Consulta em outubro de 2019.

INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Calculadora geográfica. Disponível em http://www.dpi.inpe.br/calcula/. Consulta em abril de 2020.

Kowalski, R.L. A cada dois dias, Paraná registra um acidente com trem: ocorrências estão em alta. Disponível em https://www.bemparana.com.br/noticia/acidentes-de-transito-ferroviarios-em-alta-a-cada-dois-dias-uma-ocorrencia-no-parana#. 2019.IU. Consulta em julho de 2020.

Liberal, E.F., Aires, R.T., Aires, M.T. e Osório, A.C.A. Escola segura. Jornal de Pediatria. Vol. 81, N.5 (supl). Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2005.

Martins, M. Escolas sob risco de desabar interditadas em PE. Disponível em www.blogdomagno.com.br. Consulta em outubro de 2019.

Monlevade, J.A.C. Segurança na sociedade e nas escolas. Cuiabá. Universidade Federal do Mato Grosso. Rede e-Tec Brasil. 2013.

ONLINECONVERTFREE. Convert XLSX to XLS. Disponível em https://onlineconvertfree.com/pt/. Consulta em maio de 2020.

ONU (Organização das Nações Unidas). Estratégia Internacional de Redução de Desastres. Disponível em https://eird.org/esp/acerca-eird/marco-accion-esp.htm/ . Consulta em maio de 2020.

ONU (Organização das Nações Unidas). Living with risks. Vol. 1. Genebra. United Nations. 2004.

PMJF-A (Prefeitura Municipal de Juiz de Fora). Secretaria de Educação. 2020. Disponível em https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/index.php. Consulta em junho de 2020.

PMJF-B (Prefeitura Municipal de Juiz de Fora). Plano Diretor Participativo Copyright 2020. Disponível em http://planodiretorparticipativo.pjf.mg.gov.br/. Consulta em abril de 2020.

Rocha, G.C. Riscos ambientais – análise e mapeamento em Minas Gerais. Juiz de Fora. Editora da UFJF. 2005.

Rocha, G.C. e Carmo, L.F.Z. Vulnerabilidade populacional à desastres tecnológicos na área urbana de Juiz de Fora, MG. X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Rio de Janeiro. UERJ. 2003.

Rodrigues, C.M. Implantação de estratégias para qualidade na alimentação escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade Franciscana. Santa Maria, RS. 2018.

SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho). Cartilha de segurança e saúde nas escolas. Disponível em https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_Canpat/SST_nas_escolas/SST_01_pre-escola/Cartilha-segurana-e-sade-nas-escolas.pdf. Consulta em junho de 2020.

Silva, C. Escolas de Santa Cruz seguem sem PPCI e sob risco constante. Gazeta. Rio de Janeiro. Disponível em www.gaz.com.br › conteudos › regional. Consulta em outubro de 2019.

Silva, J.P. Por que SST nas escolas? FUNDACENTRO. São Paulo. Disponível em

www.fundacentro.gov.br. Consulta em setembro de 2019.

Souza, M.G. Rejeitos radioativos hospitalares: armazenagem e segurança de aparelhos de radioterapia. NIP/ICESP. Disponível em http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/6ef78ab4def9130faa05157ea4c71c93.pdf. Consulta em julho de 2020.

Werneck, A. e Goulart, G. Violência leva 20 colégios em áreas de risco a perderem alunos. Jornal O Globo. Rio de Janeiro. Versão digital de 19.05.2017. Disponível em https://oglobo.globo.com. Consulta em outubro de 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Rocha, G. C., Muller, E., & Fontainha, P. M. (2021). AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE EXPOSIÇÃO AO RISCO TECNOLÓGICO, NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA- MG. Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8085

Edição

Seção

Artigos