AS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

Autores

  • Alberto Filho Coelho Amorim Universidade de Pernambuco - campus Petrolina
  • Raimunda Aurea Dias de Souza Universidade de Pernanbuco

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.7947

Resumo

A presente pesquisa, centra-se na Base Nacional Comum Curricular imposta na Educação brasileira para o Ensino Fundamental em 2017 e Ensino Médio em 2018 com o intuito de padronizar o currículo nos espaços urbano e rural. Nesse sentido, objetiva-se compreender a inserção da BNCC no processo de ensino-aprendizagem, especialmente, no espaço rural já que ela é contrária a educação no/do campo. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão a mesma, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade

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Biografia do Autor

Alberto Filho Coelho Amorim, Universidade de Pernambuco - campus Petrolina

Graduado em Geografia e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) UPE/Petrolina. Professor da Educação Básica da rede de Ensino Municipal de Petrolina PE.

Raimunda Aurea Dias de Souza, Universidade de Pernanbuco

Professora Associada/Livre docente da UPE/Campus Petrolina, pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS Coordena o Centro de Estudos Agrários - CEA e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE. Professora do Colegiado de Geografia e vice-coordenadora Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE/Petrolina.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Amorim, A. F. C., & Dias de Souza, R. A. (2021). AS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO. Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.7947

Edição

Seção

Artigos