CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS INGLESES NO PRELÚDIO DO SURGIMENTO DE LONDRINA PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.7796

Resumo

O estudo foca na atuação dos ingleses antes do início do desbravamento pela Companhia de Terras Norte do Paraná – CTNP na região de Londrina. Evidencia suas relações com as esferas federal e estadual do governo brasileiro, esclarecendo fatos como um forjado convite por parte do governo do Brasil, o objetivo de iniciar um empreendimento imobiliário, as concessões exigidas por parte dos empreendedores ingleses, as expedições iniciais e a verdadeira data da chegada da caravana pioneira em terras da CTNP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio César Alves da Cunha, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Prof. Associado do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Área Geografia Humana/Geografia Urbana e Regional.

Referências

ALMEIDA, P. R. O Brasil e o FMI desde Bretton Woods: 70 anos de história. Rev. Direito GV vol.10 no.2 São Paulo July/Dec. 2014.

BONI, Paulo César. Fincando estacas! a história de Londrina (década de 30) em textos e imagens. Londrina: Edição do autor, 2004.

BORTOLOTTI, J.B. Planejar é preciso: memórias do planejamento urbano de Londrina. Londrina: Midograf, 2007.

COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ. Colonização e desenvolvimentos do Norte do Paraná. Publicação comemorativa do cinqüentenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). São Paulo: 1977.

FRÖLICH, Erwin. Remember. A Pioneira, Londrina, n. 5, set./out. 1949.

HOFF, S. A ocupação do norte. In: Paz, F. (Org). Cenários da economia e política: Paraná. Curitiba: Ed. Prephacio, 1991.

JOFFILY, J. Londres-Londrina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

SERRA, E. Processos de ocupação e a luta pela terra agrícola no Paraná. Rio Claro, 1991. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, Rio Claro.

TOMAZI, N. D. Norte do Paraná: Histórias e fantasmagorias. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2000.

SCHWARTZ, W. Pérolas – claras e obscuras – da história de Londrina. In: BONI, P. C. (Org.). Certidões de nascimento da história: o surgimento de municípios no eixo Londrina-Maringá. Londrina: Planográfica, 2009.

ZÓRTEA, A. J. Londrina através dos tempos e crônicas da vida: homenagem aos pioneiros. São Paulo: Juriscrédi, 1975.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Cunha, F. C. A. da. (2021). CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS INGLESES NO PRELÚDIO DO SURGIMENTO DE LONDRINA PR. Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.7796

Edição

Seção

Artigos