AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Autores

  • Jessica Justino Brandão Universidade Estadual de Londrina
  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6892

Resumo

O presente artigo visa a apresentar alguns dos resultados da pesquisa de iniciação científica (PIBIC-CNPq) intitulada “Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior: O Desempenho no Espaço Geográfico, em especial mercado de trabalho dos/as estudantes de cotas raciais formados na Universidade Estadual de Londrina de 2010 a 2016”, ainda em desenvolvimento. Assim, nesta primeira etapa da pesquisa, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico sobre as políticas de ação afirmativas em relação ao ensino superior em um contexto mundial, nacional e o da própria Universidade Estadual de Londrina. Para tanto, foram utilizadas obras de Diwan (2007), Silvério e Moehelecke (2009), Paiva (2013), Silva (2014), Feres Junior e Daflon (2015) e Souza (2018), entre outros autores, para se chegar a considerações relacionadas às ações afirmativas no mundo e ao sistema de cotas implantado na Universidade Estadual de Londrina. Destacou-se, durante o estudo, que pesquisas aprofundadas sobre a eficácia das políticas de ação afirmativas raciais nas universidades são fundamentais para que os devidos ajustes sejam realizados e possam gerar efetivamente o ingresso dos estudantes negros nas instituições de ensino superior. O passo seguinte da pesquisa será compreender quais as dificuldades enfrentadas pelos estudantes cotistas desta Universidade para que consigam inserir-se no mercado de trabalho após se formarem.

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Biografia do Autor

Jessica Justino Brandão, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de
Londrina (UEL) (2001); Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina
(UEL) (2004); Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC) (2010); Atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

Justino Brandão, J., & Campos, M. de C. (2020). AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Formação (Online), 27(51). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6892

Edição

Seção

Artigos