RISCO DE INUNDAÇÃO COSTEIRA NO MUNICÍPIO DE RAPOSA (MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6606

Resumo

Resumo

O risco enquanto conceito ou abordagem é utilizado por vários campos científicos, entre eles a geografia. Sua análise se ocupa da relação deste no espaço geográfico, para isso se utiliza de conceitos fundamentais como é o caso do ambiente. No Brasil, a região costeira ocupa vasta área e os estudos de risco têm sido importantes no entendimento desse ambiente. Mediante tais explicações, o presente artigo traz à discussão o caso do município de Raposa, localizado no Norte do estado do Maranhão, tomando como lócus de estudo quatro pontos de ocupações em planície de maré, objetivando estudar a ocorrência do risco de inundação costeira no município em questão. Quanto aos materiais e métodos, o artigo se baseia em investigação bibliográfica, para definição dos conceitos, terminologias utilizadas e fundamentação do estudo; trabalho de campo e atividade de gabinete com elaboração de mapas que abordem a realidade do risco, como o geomorfológico e de variáveis de setores censitários. Os resultados evidenciaram que todos os pontos estão em áreas sujeitas ao risco de inundação costeira, principalmente por ocasião da ocorrência das marés de sizígia. As variáveis censitárias confirmaram que a situação econômica e social das residências dos pontos estudados é preocupante, quanto à renda e oferta de esgotamento sanitário, acarretando em danos principalmente de ordem econômica, afetando diretamente a população atingida.

Palavras chave: Inundação. Risco. Ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Da Rocha Vasconcelos, Universidade Estadual do Maranhão

Formado em Geografia Licenciatura em 2017 pela Universidade Federal do Maranhão, mestrando em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão, possui ainda graduação em Teologia, Pós-Graduação em Ciência da Religião com ênfase em Ensino Religioso pela Faculdade Teológica Hokemãh e Licenciatura em Pedagogia com habilitação em História pela Faculdade Teológica Hokemãh.

Melina Fushimi, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Presidente Prudente. Professora Adjunta do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão, Câmpus de São Luís. 

Samyra Yanka Almeida Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão

Quésia Duarte Da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" Campus de Presidente Prudente, professora Adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. 

Referências

REBELO, F. A teoria do risco analisada numa perspetiva geográfica. Cadernos de Geografia (Coimbra), n.18, p.3-13, 1999.

SOUZA, C. R. G. A Erosão Costeira e os Desafios da Gestão Costeira no Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada. 9(1): 17-37. 2009. Disponível em: http://abes-sp.org.br/docs/pdf/celia_erosao_costeira_e_desafios_gestao_costeira.pdf. Acesso: 06 Jun 2019.

SOUZA, M. L. Quando o trunfo se revela um fardo: reexaminando os percalços de um campo disciplinar que se pretendeu uma ponte entre o conhecimento da natureza e o da sociedade. GEOUSP (Online), São Paulo, v. 22, n. 2, p. 274-308, mai./ago. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/147381/148238. Acesso em: 24 Abr 2019.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia Física e Geomorfologia: uma releitura. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2018.

SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço geográfico uno e múltiplo. Rev. Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, n. 93, jul. 2001. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm. Acesso em: 24 Abr 2019.

TEDIM, F. A conceptualização nos riscos naturais: impactes na ciência e na ação. In: Realidades na Gestão dos Riscos: diálogos entre ciência e utilizadores. (org). LOURENÇO, L.; TEDIM, F. Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Cimbra, 2014. p. 31 – 41. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316.2/35745. Acesso em: 07. Jun 2019.

VEYRET, Y. Introdução. In: VEYRET, Y. Os riscos: o homem como aggressor e vítima do meio ambiente. (org). Tradução DILSON, F. C. São Paulo: Contexto, 2007. p. 11 – 22.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Vasconcelos, T. D. R., Fushimi, M., Pinheiro, S. Y. A., & Silva, Q. D. D. (2020). RISCO DE INUNDAÇÃO COSTEIRA NO MUNICÍPIO DE RAPOSA (MA). Formação (Online), 27(51). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6606

Edição

Seção

Artigos