ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS, VIVÊNCIAS E REFLEXÕES: A PRÁTICA EM CARTOGRAFIA COM ACADÊMICOS DE GEOGRAFIA DO PARFOR/UESPI
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6599Resumo
Ciente da necessidade de repensar a prática docente no âmbito do processo de formação de professores de Geografia, o presente estudo tem como objetivo analisar e discutir as ações pedagógicas no que diz respeito ao ensino de Cartografia com acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Geografia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/Campus da cidade de Uruçuí), por meio de atividades teóricas e práticas. A execução da disciplina se deu em uma semana no mês de janeiro de 2019 e calcada em 11 momentos metodológicos em que houve a utilização de recursos didáticos convencionais e não-convencionais, tais como: exibição de documentários e filme; análise de mapas impressos; atividade de campo; elaboração de plantas cartográficas; utilização de aplicativos em smartphones; análise do conteúdo cartográfico no livro didático e construção (com posterior socialização) de mapas e painéis táteis, todos subsidiados teoricamente em autores que versam sobre a temática (Formação de Professores, Cartografia e Educação Geográfica). Foi observado a capacidade e importância de uma aula dinâmica de modo que os alunos foram instrumentalizados com distintos recursos para, na educação básica, proporcionar novas formas de construir conhecimentos junto ao alunado, objetivo esse fundamental nos centros de formação de professores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. A. A cartografia escolar na educação diferenciada: experiências com a formação de professores. In: VI COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇA E ESCOLARES, 2009, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora, 2009.
ALMEIDA, R. D. (Org.) Novos rumos da cartografia escolar, currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2010.
ASSUMPÇÃO, A. S. B. M. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, n. 6, v. 2, 2014.
CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: formação e didática. In: MORAIS, E. M. B.; MORAES, L. B. (Orgs.) Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010.
CASTRO, J. F. M.. História da Cartografia e Cartografia Sistemática. Belo Horizonte: PUCMinas, 2012.
DIXIT, D. et al. A study of variations in the origin of profunda femoris artery and its circumflex branches. Int. J. Biol. Med. Res., v.2, n.4. 2011.
DUARTE, P. A.. Fundamentos de cartografia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
FITZ, P. R.. Cartografia básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
FRANCISCHETT, M. F. A cartografia escolar crítica. Unioeste: Paraná, 2007.
GUERRERO, A. L. Alfabetização e letramento cartográficos na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil em síntese: Uruçuí-PI. 2016. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/urucui/panorama> Acesso em 26 de jan. de 2019.
LOCH, R. E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
LOCH, R. E.; FUCKNER, M. A.. Panorama do ensino de Cartografia em Santa Catarina: os saberes e as dificuldades dos professores de Geografia. Geosul, v. 20, n. 40, 2005.
MARTINELLI, M. Cartografia: reflexões acerca de uma caminhada. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, 2017.
MARTOS, L. Tudo sobre o Android: o guia completo para iniciantes. 2016. Disponível em: <https://www.androidpit.com.br/tudo-sobre-android-guia-completo> Acesso em 29 de jan. de 2019.
NASCIMENTO, E.; LUDWIG, A. B. A educação cartográfica no ensino-aprendizagem de Geografia: reflexões e experiências. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n. 3, 2015.
NUNES, H. K. B.; ANDRADE, A. A.; GOUVEIA, L. S. O ensino de cartografia em escolas públicas de Caxias/MA: abordagens e realidades em sala de aula. Equador, v. 7, n. 2, 2018.
OLIVEIRA, C. Curso de Cartografia Moderna. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem em Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
RICHTER, D. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica 2011.
SANTOS, F.; FECHINE, J. A. L. A cartografia escolar e sua importância para o ensino de Geografia. Caderno de Geografia, v. 27, n. 50, 2017.
SEEMANN, J.; CARVALHO, M. O. Cartografia Escolar em Ação: Caminhos Para Uma Geografia Cidadã e Militância Cartográfica no Brasil. Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 21, n.1, 2017.
SIMIÃO, H. C. R. Cartografia e ensino de Geografia: uma breve discussão teórico-metodológica. 2011. 134f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. UNESCO: Paris, 2014.
VILARINHO, R. L. G.; SILVA, J. S. N. A avaliação do livro didático como instrumento de afirmação da autonomia da escola e de seus docentes. Meta: Avaliação, v. 7, n. 21, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.