AVALIAÇÃO AMBIENTAL DAS MICROBACIAS DOS RIBEIRÕES BONITO E CUIABÁ, PONTAL DO PARANAPANEMA/SP: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DOS REMANESCENTES DE FRAGMENTOS FLORESTAIS.
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.6561Resumo
O desenvolvimento deste estudo se orientou na possibilidade de contribuir para a avaliação e condicionamento das características ambientais de recortes específicos do espaço geográfico brasileiro, nesse sentido, o trabalho proposto fornece condições para avaliar e refletir sobre as questões e problemáticas ambientais da região do Pontal do Paranapanema. A execução deste estudo organizou e produziu informações e dados relativos às características ambientais da vegetação remanescente de duas microbacias localizadas nos municípios de Teodoro Sampaio/SP e Mirante do Paranapanema/SP no interior do estado de São Paulo. O objetivo principal deste trabalho não se delimita apenas a produzir um relato ou caracterização geral do meio físico e das condições ambientais, mas pretende também colaborar de forma teórica e técnica na possibilidade de recuperação e restauração ambiental das áreas que sejam mais interessantes dentro do recorte observado Os resultados obtidos foram conquistados a partir da construção de uma metodologia que compilasse de forma organizada diversas informações preliminares e dados de base que contribuíram para a realização das etapas de analise ambiental da área em gabinete e nos trabalhos de campo, e também ao posterior mapeamento temático da área com diferentes técnicas de geoprocessamento. O entendimento teórico deste trabalho se baseou na apropriação da ideia de que as atividades desenvolvidas no âmbito da microbacia afetam de forma direta e indireta as características e, por consequência, a qualidade ambiental da área; e que determinados usos produzem supressões, impactos e derivações muito nocivas ao ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.