O ESVAZIAMENTO POPULACIONAL NO ESPAÇO AGRÁRIO NA AMAZÔNIA PARAENSE: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE CAMURIM - MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO – PA

Autores

  • Cicero Vieira do Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Brasil Novo - SEMED - Brasil Novo Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO
  • José Antonio Herrera Universidade Federal do Pará Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO/UFPA Faculdade de Geografia - FacGeo Laboratório de Estudos das Dinâmicas Territoriais na Amazônia - LEDTAM http://orcid.org/0000-0001-8249-5024
  • Adolfo da Costa Oliveira Neto Universidade Federal do Pará Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO/UFPA Faculdade de Geografia e Cartografia http://orcid.org/0000-0003-0420-6295

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6518

Resumo

Neste artigo tem-se o estudo de caso sobre a realidade nas escolas rurais no município de Brasil Novo – PA e a consequência do não funcionamento dessas na mobilidade agrária. Cada vez menor o número de alunos nas unidades escolares localizadas no espaço agrário do município, consequentemente tem-se a paralização ou fechamento das escolas. A falta de estudantes no espaço agrário brasilnovense está relacionada a mobilidade campo/cidade, devido à falta de incentivos ao pequeno agricultor para se manter com suas atividades rurais. A mobilidade, está relacionada com a implementação do grande empreendimento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no município de Vitória do Xingu, com efeitos registrados em toda área no seu entorno. Neste texto, apresenta-se dados, informações e se discute a realidade supracitada a partir da pesquisa feita em uma comunidade específica, denominada Camurim, localizada na vicinal 10 KM 30, na Rodovia Transamazônica, na qual se encontra a escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia. Nessa, nos últimos anos, teve o número de alunos reduzido significativamente. Metodologicamente adotou a análise documental; interpretação de dados estatísticos oficiais de âmbito municipal e nacional, bem como o estudo da história (abordagem espaço-temporal) da comunidade, realizando entrevistas com representantes da comunidade do Camurim. Com os resultados foi possível ratificar a hipótese da diminuição do número de estudantes na zona rural de Brasil Novo, fenômeno que vem ocorrendo desde a última década (2010) como consequência da redução da população no espaço agrário do munícipio ocasionando o fechamento de unidades escolares em várias comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Vieira do Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Brasil Novo - SEMED - Brasil Novo Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO

Atualmente é técnico de apoio educacional MEC/FNDE da Prefeitura Municipal de Brasil Novo. Fez curso na área de Ecologia, com ênfase em TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE. Formado em Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Federal do Pará, campus Altamira. Trabalha como agente administrativo na Prefeitura Municipal de Brasil Novo desde setembro de 2006. Em julho de 2011 assumiu a função de técnico de programas educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Brasil Novo, atuando nesta área até os dias atuais.

José Antonio Herrera, Universidade Federal do Pará Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO/UFPA Faculdade de Geografia - FacGeo Laboratório de Estudos das Dinâmicas Territoriais na Amazônia - LEDTAM

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará (2001), graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2018), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Geografia no Campus Universitário de Altamira e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO / IFCH / UFPA - Campus Universitário de Belém. Coordenador do Laboratório de Geografia das Dinâmicas Territoriais na Amazônia - LABORATÓRIO GEDTAM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, grandes projetos e território.

Adolfo da Costa Oliveira Neto, Universidade Federal do Pará Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO/UFPA Faculdade de Geografia e Cartografia

Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), sendo fundador da cadeira 42. Professor Visitante da Universidade de Cardiff, no Reino Unido (2018). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2017), campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (2011), graduado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010) e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2007). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia nos Países Subdesenvolvidos (GPEG/CNPQ). Coordenador do Curso de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia com Ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, oferecido em parceria entre a UFPA e o INCRA, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Atualmente dedica-se à Questão Agrária e ao Ensino de Geografia com ênfase na educação do campo na Amazônia

Referências

ALVES, Eliseu; SOUZA, Geraldo da Silva e; MARRA, Renner. Êxodo e sua contribuição à urbanização de 1950 a 2010. São Paulo. Política Agrícola. Ano XX – nº 2. 2011, pp. 80-88.

BECKER, B. K. Geopolítica da Amazônia. São Paulo. Estudos Avançados. 2005, vol.19 nº.53, p. 71-86.

BECKER, Bertha K. Revisão das políticas de ocupação da Amazônia: é possível identificar modelos para projetar cenários? Brasília. Parcerias Estratégicas. 2001, n° 12, pp. 135-139.

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico 2000. Tabela - População residente, por sexo e situação do domicílio, população residente de 10 anos ou mais de idade, total, alfabetizada e taxa de alfabetização, segundo os Municípios, 2000. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa_pop.shtm>. Acesso em: 2 fev. 2018.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010. Sinopse do censo demográfico 2010. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=15&dados=11>. Aceso em: 02 fev. 2010.

____ Censo Demográfico 2010: Sinopse do censo e resultados preliminares do universo, 29 abr. 2011. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13909/13909_7.PDF>. Acesso em: 12 fev. 2018.

____ Estimativa de população. Downloads, IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?&t=downloads>. Acesso em: 04 fev. 2018.

BRASIL. INCRA. Incra nos Estados - Informações gerais sobre os assentamentos da Reforma Agrária, 1º abr. 2016. Disponível em: <http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php>. Acesso em: 08 fev. 2018.

BRASIL. INEP. Resultados e resumos, 30 out. 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos>. Acesso em: 08 fev. 2018.

CAMARANO, Ana Amélia; ABRAMOVAY, Ricardo. Êxodo rural, envelhecimento e masculinização no Brasil: panorama dos últimos 50 anos. Rio de Janeiro, IPEA, 1999.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral e narrativa, tempo, memória e identidades. Belo Horizonte. Dossiê, nº 6, 2003, p. 9-25.

HERRERA, José Antonio. Desenvolvimento capitalista e realidade da produção agropecuária familiar na Amazônia paraense. 2012, 160f. (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) – Instituto de Economia da UNICAMP. Universidade de Campinas, Campinas.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

KOHLHEPP, Gerd. Conflitos de interesse no ordenamento territorial da Amazônia brasileira. São Paulo. Estudos Avançados, 16 (45), 2002

MADEIRA, J. L.; SIMÕES, C. C. S. Estimativas preliminares da população urbana e rural segundo as unidades da Federação de 1960/1980 por uma nova metodologia. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro: IBGE, v.33, n.129, p.3-11, jan./mar. 1972.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de produção capitalista, agricultura e reforma agrária. São Paulo: FFLCH/Labur Edições, 2007, 185p.

OLIVEIRA, Ecírio Barreto Santos de. Nova relação campo-cidade tendências do no rural brasileiro. Geografia. n. 37, mai/2011, p. 35-43.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e tempo. Razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2013.

VALE, Ana Lia Farias; LIMA, Luís Cruz; BONFIM, Maria Geovaní. Século XX: 70 anos de migração interna no Brasil. Boa Vista. Textos & debates, nº 7, 2001, pp. 22-43.

WESZ JUNIOR, Valdemar João et al. Os novos arranjos do êxodo rural: a evasão temporária de jovens agricultores familiares gaúchos. São Luiz Gonzaga – RS. SOBER, 2006, pp. 1-12.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi – 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Nascimento, C. V. do, Herrera, J. A., & Oliveira Neto, A. da C. (2021). O ESVAZIAMENTO POPULACIONAL NO ESPAÇO AGRÁRIO NA AMAZÔNIA PARAENSE: UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE CAMURIM - MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO – PA. Formação (Online), 27(52). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6518

Edição

Seção

Artigos