O CONTEXTO DO AVANÇO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA NA AMAZÔNIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO NORTE DE MATO GROSSO/MT
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i14.647Resumo
Com o processo de globalização uma série de mudanças nas relações econômicas, financeiras e sociais é desencadeada, no qual a ocupação dos territórios regionais pelo capital internacional impõe práticas homogêneas, a fim de manter as taxas de lucro. Neste artigo, discorremos sobre a forma como o capital cria novas formas de dependência, novas relações entre as escalas local, regional, nacional e internacional e como este fenômeno se reflete no desenvolvimento regional do Norte de Mato Grosso e faz com que a localização geográfica da região se torne estratégica, não apenas pelo viés da integração territorial por contigüidade, mas de construção de redes de logística, comunicação, recursos humanos, insumos, entre outros. É neste sentido, ao considerar o contexto do desenvolvimento regional no Brasil a partir da década de 1970, como resultado da interação entre processos de abertura externa, voltados para a globalização, e internos, para a descentralização que será abordado o avanço da fronteira agrícola.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.