MÍDIA E IDEOLOGIA: UMA LEITURA CRÍTICA

Autores

  • Umberto Catarino PESSOTO FCT/UNESP, Presidente Prudente
  • Antônio SOBREIRA FCT/UNESP, Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i14.646

Resumo

O presente artigo seleciona algumas tradições de pensamento e suas interpretações do conceito de ideologia. O conceito moderno de ideologia é confrontado com teorias críticas, evitando tanto a simplificação quanto o fatalismo. A cortina tecnocrática que veste o conceito de ideologia cria uma interpretação do termo que se afasta do político. No lugar da esperança e de um presente possível cria-se uma imagem de progresso da história que não é capaz de responder às ansiedades humanas mais básicas. A análise de uma matéria jornalística sobre o Movimento dos Sem Terra permite exemplificar como uma parte da mídia nacional conduz seu discurso ideológico para aniquilar experiências sociais importantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PESSOTO, U. C., & SOBREIRA, A. (2011). MÍDIA E IDEOLOGIA: UMA LEITURA CRÍTICA. Formação (Online), 2(14). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i14.646

Edição

Seção

Artigos