FRONTEIRA: NATUREZA E CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i13.632Resumo
O objetivo central deste trabalho é buscar compreender dois momentos distintos do processo de expansão da fronteira, quais sejam, a expansão da fronteira demográfica, que se amplia com o deslocamento da frente de expansão, e da fronteira econômica, que se alarga com a frente pioneira, buscando entender os processos e as relações que aí se estabelecem, para entender as concepções de natureza e cultura aí existentes. Para essa análise, considerou-se como recorte o processo de ocupação da região de Jales, onde os vários momentos do processo de incorporação da região à economia de mercado apresentam muitos elementos ilustrativos dos conflitos existentes na fronteira, assim como dos vários elementos que a compõe. Pode-se verificar também que a produção da natureza está diretamente associada com a lógica do sistema cultural de cada grupo e com a percepção que estes tem de si e da própria natureza, o que nos remete a considerar que não se pode conceber a existência de culturas superiores e inferiores. Contudo, o que predomina nas relações na fronteira é uma visão dualista, tanto da natureza, entendendo-a como natureza exterior e natureza universal, como também de natureza e cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.