AS TRANSFORMAÇÕES NA ESTRUTURA DA CIDADE NO LIMIAR DO SÉCULO XXI: ANÁLISE DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE COMÉRCIO E SERVIÇOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v27i50.6193Resumo
A cidade de Campos dos Goytacazes-RJ desde a sua formação foi organizada com base em uma estrutura composta por um único centro, o qual, ao longo do tempo, passou a concentrar, cada vez mais, atividades comerciais e de serviços. Contudo, em finais do século XX, mas principalmente a partir da primeira década do atual, essa cidade vem passando por um processo de transformação em sua estrutura intra-urbana (e urbana também), o que pode ser apreendido pela observação de novas áreas de concentração de comércios e serviços fora do Centro principal. Buscamos, ao longo deste artigo, elencar essas novas localizações de concentração – as quais delimitamos segundo observações e análises sistemáticas – e analisá-las de acordo com o seu respectivo número total de estabelecimentos, com os tipos de atividades existentes e também de acordo com os tipos de atividades preponderantes em cada uma das áreas selecionadas. Dessa forma, objetivamos evidenciar que essa cidade não possui mais apenas um centro comercial, mas é formada por uma estrutura composta por vários centros, marcada pela multicentralidade.Downloads
Referências
BATISTA, Henrique F. Centro, centralidade e cidade média: o papel do comércio e serviços na reestruturação da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. 2018. 253 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de pós-graduação em Geografia – Instituto de Ciência da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes – RJ, 2018.
MARQUES, Ulli. Arthur Bernardes: nova rota gastronômica. Terceira Via, Campos dos Goytacazes-RJ, 23 maio 2017. Jornal online, p. 1. Disponível em: <http://www.jornalterceiravia.com.br/2017/05/23/arthur-bernardes-nova-rota gastronomica/>. Acesso em: 02 nov. 2018.
SPOSITO, Maria da Encarnação Beltrão. Novas formas comerciais e redefinição da centralidade intra-urbana. In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org). Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média. Presidente Prudente: UNESP, 2001, p. 235-253.
______. Multi(poli)centralidade urbana. In: SPOSITO, Eliseu S; NETO, J. L. Uma Geografia em movimento. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 199-228.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.