SURGIMENTO E EXPANSÃO DAS LOJAS DE DEPARTAMENTOS: DO AUGE NOS SÉCULOS XIX E XX A SUA REESTRUTURAÇÃO NO PERÍODO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v27i50.6005Resumo
As lojas de departamentos surgiram no século XIX como importantes espaços de consumo que contribuíram tanto para a disseminação da moda quanto para a democratização do consumo, assim como foram responsáveis por promover mudanças importantes nos padrões de comercialização. Levando em consideração estes aspectos, o presente artigo tem como objetivo apresentar um retrospecto histórico do surgimento e expansão das lojas de departamentos no Brasil e no mundo, mostrando como ocorreu sua expansão e desenvolvimento, bem como, no caso brasileiro, as estratégias de sobrevivência, adaptação e reestruturação no período contemporâneo frente a forte concorrência com os novos espaços de consumo, sobretudo shoppings centers. Além disso, destacamos alguns dos motivos que justificam as diferenças significativas entre estes espaços comerciais no Brasil e seus congêneres europeus e norte-americanos, com destaque para os fatores histórico-culturais e temporais. Além disso, as mudanças nos hábitos de consumo e nas formas comerciais em decorrência da intensificação do processo de urbanização e da modernização tecnológica dos meios de comunicação e de transporte levaram ao surgimento de novas formas comerciais, assim como a abertura econômica nos anos 1990 e entrada de grandes grupos varejistas do exterior promoveu o acirramento da concorrência no setor. Com isso, contínuos esforços de atualização e adaptação frente a essas mudanças se fizeram necessários, tanto por parte dos varejistas como dos consumidores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.