EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO MULTIRÃO, NO MUNICÍPIO DE PIRACURUCA - PI

Autores

  • Luciana Sousa dos Santos Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais / Piracuruca - PI.
  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.5908

Resumo

O estudo partiu de indagação acerca dos motivos que levam a comunidade ao acúmulo de resíduos sólidos em locais inadequados, mesmo diante de diversas campanhas para conscientização e preservação a nível mundial, nacional e local. Desse modo, buscou-se analisar a educação e percepção ambiental dos moradores do bairro Multirão, no município de Piracuruca (PI), acerca dos resíduos sólidos. A pesquisa teve como base, de início, levantamento bibliográfico embasado em teóricos que discutem sobre a Fenomenologia da Percepção, seguindo de elaboração, aplicação e análise de questionários semi-estruturados, com perguntas de múltipla escolha, a 40 (quarenta) pessoas em residências aleatórias, sendo entrevistados 34 (trinta e quatro) mulheres e 6 (seis) homens. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se que os moradores do bairro Multirão, exibem certa preocupação em relação aos resíduos sólidos, ao passo que a maioria os considera uma problemática grave. Porém nota-se que os moradores não entendem o quanto a disposição inadequada de tais resíduos é prejudicial a sua saúde. A pesquisa realizada na comunidade Multirão traz inúmeros dados que podem contribuir para ações mais afirmativas e para futuros trabalhos em benefício dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Sousa dos Santos, Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais / Piracuruca - PI.

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí / Polo Território dos Cocais / Piracuruca - PI. Tem experiência com o Ensino de Geografia, particularmente com temática relacionada aos resíduos sólidos.

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, em nível de Doutorado, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, em regime de Dedicação Exclusiva. É parecerista ad hoc de 10 periódicos científicos, com foco na área de Geografia. Faz parte do Grupo de Estudos em Geografia Física (UFPI), Grupo de Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino (UFPI) e Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IFPI). Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, Desastres Naturais (Secas e Inundações), Desertificação, Vulnerabilidade social, Unidades de Conservação, Análise e Mapeamento Geoambiental, Geoprocessamento.

Referências

ANDREOLI, C.V.; ANDREOLI, F.N.; TRINDADE, T.V.; HOPPEN, C. Resíduos sólidos: origem, classificação e soluções para destinação final adequada. Coleção Agrinho, p. 531-552. Disponível em: <http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/32_Residuos-solidos.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.

BELLO, Â.A. Introdução à fenomenologia. Tradução Ir. JacientaTurolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru, SP: Edusc, 2006.

BRASIL. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10.004. Resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Lei Federal nº 10.257/2001, Estatuto da Cidade, Prefeitura Municipal de Piracuruca - PI, Plano Diretor. 2001.

BRASIL. Lei N° 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. 2010.

CARDOSO, J.F.B.; LIMA, M.B.; FONTENELE, D.M.; SOUSA, R.S. Analise da Percepção Ambiental dos resíduos Sólidos Pelos Moradores Da Cidade de Piracuruca - Piauí: Município de Teresina. In: Encontro de Geografia da Educação à Distância, II, Teresina - PI. Anais... Teresina: UFPI, 2016, v.3, p.202-471.

CONTRIM, G. Fundamentos de filosofia. Mirna Fernandes. 1ª. Ed. São Paulo: Saraiva 2010.

DOUROJEANNI, M.J.; PÁDUA, M.T.J. Biodiversidade: a hora decisiva. Tradução de texto Renato Gomes Bittencourt. – Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

CUNHA, P.B.D.; FEITOSA,A.A.; LIMA, D.D.F.; SOUSA, J.S.; RODRIGUES, T.M.B. Percepção Ambiental Dos Moradores de um agrupamento de bairros na zona Norte do Município de Teresina-PI acerca do papel das estruturas urbanas na formação da Qualidade Ambiental. In: Simpósio Brasileiro de Gestão Ambiental, V, Belo Horizonte - MG. Anais... Belo Horizonte: 2014 p.1-9

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FERREIRA, L.C.R.P.; LIMA, N.A.; SOUSA, N.D.C.; SANTOS,K.N.C.; SARAIVA, L.S. Percepção Ambiental Dos Feirantes em relação aos resíduos orgânicos desperdiçados na CEAPI, Teresina - PI. In: Simpósio Brasileiro de Gestão Ambiental, V, Belo Horizonte/MG, Anais... Belo Horizonte: 2014, p.1-5.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOUVEIA, N. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciênc. saúde coletiva [online], vol.17, n.6, p.1503-1510, 2012.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MACEDO, R. L. G. Percepção e conscientização ambiental. Lavras, MG: Editora UFLA/FAEPE, 2005. 173p.

PALMA, I.R. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.

PINOTTI, R. Educação ambiental para o século XXI: no Brasil e no mundo.-- São Paulo. Editora Blucher, 2010.

PIRACURUCA. Plano Município de Gestão integrado de Resíduos Sólidos. 2016. Publicado no Diário Oficial dos Municípios. Ano XVI, Teresina (PI), 20 de Abril de 2018.

RIBEIRO, W.C.; LOBATO, W.; LIBERATO, R.C. Notas sobre fenomenologia, percepção e educação ambiental. Sinapse Ambiental, p.42-65, Setembro de 2009.

SEBRAE-MS. Gestão de resíduos sólidos: uma oportunidade para o desenvolvimento municipal e para as micro e pequenas empresas -- São Paulo: Instituto Envolver de: Ruschel & Associados, 2012.

SIQUEIRA, A.A.; SEMENSATO, R.L. Resíduos sólidos: Problemas e desafios, p.1-12. Disponível em: <http://www.unifaj.edu.br/NetManager/documentos/Residuos_solidos.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.

SILVA, I.O.R.; FRANCISCHETT, M.N. A Relação Sociedade–Natureza e alguns aspectos sobre planejamento e Gestão Ambiental no Brasil. Geographos, p.1-24, 2012.

SILVA, J.M.O.; LOPES, R.L.M.; DINIZ, N.M.F. Fenomenologia. Rev. bras. enferm. [online], vol.61, n.2, p.254-257, 2008.

TAMDJIAN, J.O. Estudos para compreensão do Espaço, 1ª. ed. São Paulo: FTD, 2010.

TUAN, Y.F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1930.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

dos Santos, L. S., & dos Santos, F. de A. (2020). EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO MULTIRÃO, NO MUNICÍPIO DE PIRACURUCA - PI. Formação (Online), 27(51). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.5908

Edição

Seção

Artigos