AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ-BRASIL

Autores

  • José Carlos Cordovil

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i45.5354

Resumo

A relação entre desenvolvimento e turismo, como estratégia espacial, é fomentada nas diferentes escalas através de ações deliberadas no âmbito do poder público. Nestes termos, o presente artigo aborda a crescente importância do turismo, como estratégia para o desenvolvimento, e as ações deliberadas no âmbito do poder público, que resultam no incremento da atividade. Tendo como foco de análise as políticas públicas de turismo o trabalho procura identificar as políticas, que direta ou indiretamente contribuíram para o incremento do turismo no Município de Santarém no Estado do Pará, tendo em vista as modalidades incentivadas. Os procedimentos metodológicos utilizados incluíram a pesquisa bibliográfica e documental. A partir do delineamento desses procedimentos verificou-se que, a partir dos diversos programas e planos criados para impulsionar o turismo na Amazônia, o município de Santarém foi inserido diretamente destacando-se como um destino turístico prioritário voltado especialmente para a prática do ecoturismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, B. Redefinindo a Amazônia: o vetor técno-ecológico. In: CASTRO, I. E. de C; GOMES, P. C; CORRÊA, R. L. Brasil: questões atuais de reorganização do território. 3 ed. Rio de Janeiro: Brasil, 2005. p. 223- 244.

BENI, M. Planejamento estratégico e gestão local/regional do turismo. In: SEABRA, G. (Org.). Turismo de base local: identidade cultural e desenvolvimento regional. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 125-150.

BRASIL, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. I Plano de Turismo da Amazônia (Nova República). Belém, 1977.

______. Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Plano de Turismo da Amazônia. Belém, 1992.

BRASIL. Diretrizes do Programa Nacional de Municipalização do Turismo. Brasília: EMBRATUR, 1999.

BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – roteiros do Brasil. MTUR: Brasília, 2004.

BRASIL, Ministério do Turismo. Destino Referência em Ecoturismo

Santarém e Belterra. MTUR/ABETA: Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério do Turismo. Plano de Marketing: destino referência em ecoturismo. MTUR/ABETA: Brasília, 2011.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências sociais. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CORRÊA, R. L. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

COSTA, T. C. S. Santarém: mudanças e permanências na relação cidade rio na Amazônia. Belém: NAEA, 2014.

CRUZ, R. A. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2001. (Coleção Turismo).

______. Introdução à Geografia do turismo. 2 ed. São Paulo: Roca, 2003.

______. Planejamento governamental do turismo: convergências e contradições na produção do espaço. En publicación: América Latina: cidade, campo e turismo. Amália Inês Geraiges de Lemos, Monica Arroyio, Maria Laura Silveira. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales San Pablo. Diciembre 2006.

FIGUEIREDO, S. L; NOBREGA, W. R. Turismo e desenvolvimento regional: conceitos e políticas em um caso brasileiro. In: FIGUEIREDO, Silvio Lima; AZEVEDO F. F.; NOBREGA, W. R. M. Perspectivas contemporâneas de análise em turismo. Belém: NAEA, 2015.

FONSECA, M. A. P. da. Espaço, Políticas de Turismo e Competitividade. Natal: EDUFRN, 2005.

FONSECA, W. D. da. Santarém: momentos históricos. 6. ed. Santarém-PA: ICBS, 2015.

HALL, M. Planejamento turístico: políticas, processos relacionamentos. São Paulo: Contexto, 2001.

KNAFOU, R. Turismo e território: para um enfoque científico do turismo. In: RODRIGUES, A. B. Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 2001. p. 62 – 74.

NOBREGA, W. Turismo: planejamento e políticas públicas na Amazônia. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.

______. Turismo e políticas públicas na Amazônia brasileira: instâncias de governança e desenvolvimento nos municípios de Santarém e Belterra, oeste do estado do Pará. Tese (Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2012.

PARÁ. Governo do Estado. Plano de desenvolvimento do turismo do Estado do Pará (PDT-PA). Belém: Companhia Paraense de Turismo- PARATUR; THR- assessoria em turismo hotelaria e recreação, 2001.

PARÁ, Diagnóstico da Área e das Atividades Turísticas do Pólo Tapajós – PA. MTUR/PARATUR. Belém: Expansão Gestão em Educação e Eventos, 2009.

PARÁ. Governo do Estado. Plano de desenvolvimento do turismo do Estado do Pará (PDT-PA). Belém: Chias Turismo. SETUR, 2011.

PEREIRA, J. C. M. Importância e significado das cidades médias na Amazônia: uma abordagem a partir de Santarém (PA). 2004. f. 127. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento). Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

PERROUX, F. A economia do século XX. Lisboa: Herder, 1967.

RODRIGUES, A. B. Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 2001.

SANTARÉM, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo. Plano Estratégico de Turismo, Santarém e Belterra. CHIAS, 2014.

SANTARÉM. Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo. Inventário turístico municipal. Santarém, 2016.

SERRA, H. A concepção de turismo e de sua espacialidade no plano de desenvolvimento de turismo do Pará-PDT, 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Filosofia e Ciências humanas, Universidade Federal do Pará, 2007.

______. O papel das formas urbanas na elaboração das políticas públicas de turismo da Amazônia paraense (Brasil). Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 1-24, maio-agosto de 2017.

TODESCO, C. Estado e produção terceirizada de políticas públicas de turismo para a Amazônia Legal: uma análise fundada nas dimensões da vida política.2013. 259f. Tese. (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Como Citar

Cordovil, J. C. (2018). AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ-BRASIL. Formação (Online), 25(45). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i45.5354

Edição

Seção

Artigos