CONCEITOS CIENTÍFICOS E ESCOLARES: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.5146Resumo
O presente artigo insere-se no conjunto de reflexões sobre a formação do professor de Geografia e as questões epistemológicas a ela concernentes. Seu objetivo principal buscou analisar a percepção de graduandos no tocante aos conceitos geográficos aprendidos na universidade e ensinados na educação básica. Pretendeu-se também identificar as noções de preparação da ação docente de professores de Geografia em formação no tocante à construção/apropriação conceitual e reconhecer as percepções dos discentes quanto à presença de temáticas relacionadas ao ensino na disciplina de Epistemologia da Geografia. Metodologicamente, empregaram-se procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (2011) no intuito de identificar elementos que possibilitem refletir acerca da questão conceitual em distintos níveis de ensino. Os resultados da pesquisa apontam a percepção de distinções nas características e abordagens dos conceitos, conforme o ambiente institucional formativo, e preocupações pedagógicas e metodológicas em relação ao trabalho docente na escolarização.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís A. Reto. São Paulo: Edições 70, 2011.
CAVALCANTI, Lana de S. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
COUTO, Marcos A. C. Pensar por conceitos geográficos. In: CASTELAR, Sônia. (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. p. 79-96.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
LIMA Maria E. C. C; AGUIAR Jr, Orlando; CARO, Carmen M. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência & Educação. v. 17, n. 14, 2011. p. 855-871.
THIESEN, Juares S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia Ensino & Pesquisa. v. 15, n. 1, jan./abr. 2011. p. 85-95.
VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. Tradução: Jeferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.