REVISÃO E APORTES SOBRE A GEOGRAFIA DO ENVELHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i24.4856

Resumo

As contribuições da ciência geográfica para o estudo do envelhecimento não são recentes, entretanto a maioria dos trabalhos que contemplam o tema está restrita a um conjunto de análises voltadas à compreensão da dinâmica da população e à caracterização da velhice como uma etapa da vida cristalizada na forma de pirâmides etárias. Algumas frentes de pesquisa identificam estudos sobre o movimento populacional e o envelhecimento, notadamente os estudos sobre migrações. Neste contexto, apresenta-se a geografia anglo-saxônica como a matriz histórica dos trabalhos realizados à luz da geografia do envelhecimento, tendo a Europa como berço das reflexões, mas indicando também os Estados Unidos e a Austrália como lugares de aportes fundamentais para esta discussão. Além de resgatar as origens destes estudos, o artigo em tela tem por objetivo indicar uma atualização necessária para a abordagem da velhice e do envelhecimento no contexto geográfico, ajudando a entender a potencialidade dos estudos da geografia do envelhecimento. Como resultado destas reflexões, indica-se um diálogo entre a geografia e a gerontologia social a fim de entender as necessidades reais dos velhos em função do processo de produção e reprodução do espaço. A vida cotidiana se apresenta como uma frente rica de observações, pesquisas e reflexões sobre o sentido da compreensão geográfica do envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE(2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015); Pesquisador do grupo Desenvolvimento do Espaço, Território e Região - GPDeTER da UPE - Campus Nazaré da Mata (início 2013), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE, campus Petrolina (Início 2016). Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE - UNIVASF (início 2016) e Líder do Grupo Geografia, trabalho e ontologia do ser social: estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza - GTOSS - UNIVASF (início 2016). Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia do Envelhecimento, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Nóbrega, P. R. da C. (2017). REVISÃO E APORTES SOBRE A GEOGRAFIA DO ENVELHECIMENTO. Formação (Online), 1(24). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i24.4856

Edição

Seção

Artigos