GEOGRAFIA HISTÓRICA E ESCALA ESPAÇO-TEMPORAL: DEBATES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA COMPREENDER O PROCESSO DE ELETRIFICAÇÃO DO BRASIL (1954-1967) A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4853Resumo
Este artigo estabelece um duplo objetivo: levantar um debate teórico-metodológico acerca do papel da analítica histórica para a interpretação geográfica, e debater o espaço enquanto par materialidade-imaterialidade, a partir das ideologias geográficas contidas no Plano Nacional de Eletrificação (PNE). Neste sentido, o entendimento do espaço deve apreender a dialética dessa relação. Para tanto a análise documental como procedimento metodológico, assim como a análise espaço-temporal foram fundamentais para o entendimento da temática debatida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.