GEOGRAFIA HISTÓRICA E ESCALA ESPAÇO-TEMPORAL: DEBATES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA COMPREENDER O PROCESSO DE ELETRIFICAÇÃO DO BRASIL (1954-1967) A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO.

Autores

  • Átila de Menezes Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4853

Resumo

Este artigo estabelece um duplo objetivo:  levantar um debate teórico-metodológico acerca do papel da analítica histórica para a interpretação geográfica, e debater o espaço enquanto par materialidade-imaterialidade, a partir das ideologias geográficas contidas no Plano Nacional de Eletrificação (PNE). Neste sentido, o entendimento do espaço deve apreender a dialética dessa relação. Para tanto a análise documental como procedimento metodológico, assim como a análise espaço-temporal foram fundamentais para o entendimento da temática debatida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Átila de Menezes Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF - Curso de Geografia, campus Senhor do Bonfim - BA. Atualmente Coordenador do curso de Geografia.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Como Citar

Lima, Átila de M. (2018). GEOGRAFIA HISTÓRICA E ESCALA ESPAÇO-TEMPORAL: DEBATES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA COMPREENDER O PROCESSO DE ELETRIFICAÇÃO DO BRASIL (1954-1967) A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO. Formação (Online), 24(43). https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4853

Edição

Seção

Artigos