NA MEMÓRIA DAS MARIAS: HISTÓRIA ORAL, MIGRAÇÕES, GERAÇÕES E LUGAR NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DO ASSENTAMENTO TUCANO EM EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA/SP
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4764Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o processo de formação do Assentamento Tucano, localizado no município de Euclides da Cunha Paulista, no oeste do Estado de São Paulo, região conhecida como Pontal do Paranapanema, na qual há uma longa história de conflitos fundiários e de criação de assentamentos rurais. Pretende-se através do artigo apresentar o processo de luta e conquista pela terra sob o viés feminino, através de lembranças e relatos de mulheres que participaram desse processo e também das jovens que ressignificam a história de avós e pais como um reforço de identidade com o grupo de pessoas que integram o assentamento e com a terra na qual vivem e produzem, fortificando o sentimento de pertencimento ao lugar. Os principais procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram as entrevistas temáticas e de história oral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.