A VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO DE CÁCERES-MT ENTRE 1971 A 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4746

Resumo

Os fenômenos catastróficos resultantes da variabilidade pluviométrica têm repercutido por todo o planeta, haja vista as ocorrências de severas estiagem e inundações. Esses impactos podem ser relacionados à forma insustentável adotada pelo homem em manusear o sistema natural no ato de produção e reprodução socioespacial. A pesquisa voltou-se a analisar a variabilidade pluviométrica de Cáceres-MT, localizada a sudoeste do Estado de Mato Grosso, na microrregião do Alto Pantanal e a mesorregião do Centro-sul Mato-grossense. Considerou-se as escalas anual, por décadas e mensal, durante as quatro ultimas décadas. O método de abordagem/interpretação da Análise Rítmica, através do canal de percepção Impacto Hidrodinâmico, proposto por Monteiro (1976), subsidiou as discussões e as resultados. Os dados pluviométricos analisados por esta pesquisa foram disponibilizados pela Estação Meteorológica de Cáceres-MT, os quais foram organizados e sistematizados permitindo definir a variabilidade pluviométrica da região durante o período estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro dos santos, Unemat

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. Professor no Dep. de Geografia, Campus de Colíder-MT - UNEMAT.

Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni, Ufmt

Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. Geógrafa (USP). Mestre em Geografia (Geogra­fia Física) (USP). Doutora em Geografia Física – Université de Rennes/Laboratoire Costel.

José Carlos de oliveira Soares, Unemat

Professor no Dep. de Geografia Unemat, Campus de Cáceres-MT. Mestre em Ciências Ambientais. Doutor em Geografia – Universidade Federal Fluminense UFF.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Como Citar

santos, L. dos, Pereira Zamparoni, C. A. G., & Soares, J. C. de oliveira. (2018). A VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO DE CÁCERES-MT ENTRE 1971 A 2010. Formação (Online), 24(43). https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4746

Edição

Seção

Artigos