ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA RECICLAGEM: UM ESTUDO APLICADO EM UMA COOPERATIVA DE CATADORES EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i25.4646Resumo
Diante da complexidade que perpassa a problemática dos resíduos na atualidade, a reciclagem tem adquirido ampla notoriedade e se apresentado como uma das principais questões no âmbito das discussões socioambientais; a argumentação é que são numerosos os benefícios advindos da atividade recicladora. A despeito disso, a constatação é de que grande quantidade de resíduos gerados ainda não dispõe de uma destinação e tratamento correto na maioria dos municípios brasileiros. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o processo de reciclagem enquanto base de uma cadeia produtiva lucrativa considerando-se, principalmente, os aspectos econômicos e sociais. Ademais, foram explanadas algumas dentre as principais discussões referentes à geração e destino dos resíduos sólidos urbanos, bem como às formas de atuação e funções dos diversos atores sociais envolvidos nesse circuito espacial produtivo. Para o desenvolvimento dos objetivos propostos e seguindo a orientação teórica, a pesquisa empírica foi desenvolvida com a realização de entrevistas e aplicação de questionários aos 54 cooperados da Cooperativa Recicla Conquista (na cidade de Vitória da Conquista/BA), aos representantes do poder público municipal, e aos principais compradores (atravessadores) dos materiais dessa cooperativa, com um mapeamento das rotas e destino da produção e comercialização dos recicláveis. A pesquisa demonstra que a reciclagem se efetiva principalmente enquanto uma medida economicamente viável, fato que se sobrepõe aos aspectos ambiental e social; contudo, identificou-se que os catadores, apesar de se encontrarem na base desse processo lucrativo, são os menos beneficiados e se constituem no elo precarizado e mais frágil dessa complexa trama de relações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.