USO DO SOLO E ASPECTOS DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ANGICO, NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO CEROULA – CAMPO GRANDE/MS

Autores

  • Mauro Henrique Soares da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Michele Macedo Lopes UNIDERP

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4418

Resumo

A Área de Proteção Ambiental do Ceroula está inserida na Bacia Hidrográfica do Córrego Ceroula, em Campo Grande (MS) e possui uma rede hídrica de complexa configuração onde um de seus principais canais distributários refere-se ao córrego Angico. A bacia hidrográfica do Córrego Angico possui nascentes tanto dentro quanto fora da APA do Ceroula e portanto sua dinâmica é de extrema importância na manutenção do equilíbrio ambiental no interior da Unidade de Conservação. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi identificar o uso do solo e a configuração paisagística atual da Área de Proteção Ambiental do Ceroula, especificamente na Sub-bacia do Angico. Utilizou-se neste estudo técnicas de geofotografia da paisagem e exploração de campo aliadas à procedimentos de geoprocessamentos de imagens de satélites. Os resultados revelaram uma área utilizada predominantemente para a agropecuária com manejo de solo deficiente e aspectos de depauperamento do solo dentro da bacia hidrográfica sobretudo nos limites da Área de Proteção Ambiental do Ceroula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Henrique Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor no Programa de Mestrado em Geografia no Campus de Três Logas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor na Graduação em Geografia na Mesma instituição. 

Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFMS/CPTL, com mestrado em geografia pela UFMS/CPAq e Doutorado em Geografia pela FCT/UNESP. 

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Soares da Silva, M. H., & Macedo Lopes, M. (2018). USO DO SOLO E ASPECTOS DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ANGICO, NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO CEROULA – CAMPO GRANDE/MS. Formação (Online), 25(44). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4418

Edição

Seção

Artigos