VALIDAÇÃO DOS DADOS DE PRECIPITAÇÃO ESTIMADOS PELO TRMM, PARA O ESTADO DO PARANÁ, E SUA CONTRIBUIÇÃO AO MONITORAMENTO AGROMETEOROLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v3i23.4148Resumo
A obtenção de dados agrometeorológicos podem ser feitos por meio de redes de estações meteorológicas que registram dados atmosféricos. Porém, dada as dimensões do país, ainda não há uma rede de estações com cobertura suficiente para atender esta necessidade, principalmente em nível local. Estimativas de precipitação por satélite têm sido propostas em vários trabalhos científicos, contribuindo como uma ferramenta importante para a consistência dos dados climatológicos. As estimativas espaciais de precipitação podem se constituir numa ferramenta extremamente útil. Essas estimativas quando comparadas com valores pontuais medidos em superfície, mostram que podem fornecer uma boa noção da distribuição espacial das chuvas. Sob este contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho das estimativas de precipitação pluvial do satélite TRMM, para o estado do Paraná - Brasil, e verificar a confiabilidade dos dados em relação aos dados observados em superfície (estações meteorológicas convencionais do SIMEPAR), para o período de 2000 a 2010. Os resultados mostraram que as estimativas de precipitação do satélite TRMM podem ser utilizadas como uma fonte alternativa de informações sobre a escassez de dados de estações de superfície.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.