TRAMAS GEOGRÁFICAS − LIGAÇÕES COMPLEXAS: FILME, CIÊNCIA E ENSINO

Autores

  • Eugenia Maria Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Ione Rodrigues Diniz Morais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3756

Resumo

RESUMO

 

O filme pode ser considerado um dispositivo para a compreensão geográfica. Este artigo toma por referência “O Lixo Extraordinário” para discutir o espaço como um exercício complexo possibilitado pelo jogo entre o sensível e o racional, o empírico e o especulativo. A problematização do enredo caminha por campos de interpretação em que as reflexões sobre Jardim Gramacho apresentam-se como o “estado bruto da arte e da ciência”, a possibilidade de “transformar uma coisa em outra coisa” ou uma realidade  cruel com o ser humano. Dessa condição, emerge a sua riqueza como obra de arte, que opera a partir de estratégias de religação na produção complexa e estruturante de uma estética delicada, em que resiliência, programa e estratégia se combinam para formatar uma “inteligência espacial complexa”.

 

PALAVRAS-CHAVE: Geografia. Complexidade. Inteligência Espacial. Ensino

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Biografia do Autor

Eugenia Maria Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora Associada III do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFRN (mestrado acadêmico e profissional).

Departamento de Geografia da UFRN

Ione Rodrigues Diniz Morais, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora Associada II do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UFRN (mestrado acadêmico e profissional).

Departamento de Geografia da UFRN

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Publicado

2016-07-27

Como Citar

Dantas, E. M., & Morais, I. R. D. (2016). TRAMAS GEOGRÁFICAS − LIGAÇÕES COMPLEXAS: FILME, CIÊNCIA E ENSINO. Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3756

Edição

Seção

Artigos