ATIVIDADES NÃO AGRÍCOLAS NO ASSENTAMENTO RURAL HORTO AIMORES: ATUAÇÃO DA ASSOCIACAO AGROECOLOGICA VIVERDE

Autores

  • Camila Al Zaher UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3609

Resumo

No meio rural o recurso natural solo vem sendo intensamente depauperado devido às práticas inadequadas de exploração agrícola, as quais podem resultar na degradação química e física dos solos e, sobretudo, na fragmentação social e econômica da agricultura camponesa, propiciando o surgimento de atividades não agrícolas como forma de renda acessória da família. Nesse contexto, encontra-se o assentamento rural Horto Aimorés, localizado entre os municípios de Bauru e Pederneiras, centro-oeste do estado de São Paulo. O presente trabalho procurou averiguar a existência dessas atividades não agrícolas na Gleba I do referido assentamento, como se estruturam, as principais atividades exercidas como fontes de renda e implicações para reprodução dessas famílias. Devido à importância da Associação Agroecológica VIVERDE para a organização da Gleba I, procurou-se verificar sua atuação entre os assentados e de que forma auxiliam na permanência deles no assentamento através da geração de renda. O diagnóstico realizado se deu por meio de questionário socioambiental composto por perguntas abertas e fechadas aplicados às 145 famílias residentes na Gleba I, sistematizados na forma de gráficos e tabelas; e entrevista junto ao líder da associação Agroecológica VIVERDE. Constatou-se que parcela significativa dos rendimentos das famílias da Gleba I provém do trabalho assalariado e das atividades não agrícolas e que a associação agroecológica VIVERDE, contribui significativamente para consolidação de atividades não agrícolas na Gleba I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Al Zaher, UNESP

GEOGRAFIA. DINÂMICAS DA NATUREZA

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Zaher, C. A. (2016). ATIVIDADES NÃO AGRÍCOLAS NO ASSENTAMENTO RURAL HORTO AIMORES: ATUAÇÃO DA ASSOCIACAO AGROECOLOGICA VIVERDE. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3609

Edição

Seção

Artigos