REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E OS SETORES CRIATIVOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - RN

Autores

  • Alessandro Dozena Departamento de Geografia UFRN -Natal

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3607

Resumo

O recorte temático escolhido e aqui apresentado evidencia iniciativas locais economicamente relevantes no estado do Rio Grande do Norte, embora por vezes desprezadas nas análises macroeconômicas, ainda que sejam mobilizadoras de ativos locais que têm se configurado ao longo de sucessivas gerações como alternativas econômicas locais. Tal olhar é demasiadamente desafiador, ao buscar dar visibilidade ao papel que os setores criativos e inovadores aportam ao desenvolvimento econômico, social e turístico; uma invisibilidade de atividades em grande medida explicada pela expressiva informalidade nelas presente. Com o processo de reestruturação produtiva ocorre um redimensionamento das atividades econômicas, passando a emergir segmentos criativos inseridos em uma nova divisão territorial do trabalho, os quais serão aqui abordados. Para tanto, realizou-se o levantamento bibliográfico, a leitura e contextualização da bibliografia relacionada ao tema, o diagnóstico dos segmentos criativos no estado do Rio Grande do Norte; além de entrevistas com algumas bordadeiras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Dozena, Departamento de Geografia UFRN -Natal

Bacharel e Licenciado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua carreira docente em 1998. Foi bolsista do Programa Especial de Treinamento PET/CAPES durante a graduação (1995 a 1997), CAPES durante o mestrado (1998 a 2001) e FAPESP durante o doutorado (2006 a 2009). É Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio de doutoramento na Universidade de Barcelona (2008). É Prof. Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus de Natal, integrando o quadro docente do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - PPGe/UFRN. Tem trabalhado principalmente com os seguintes temas: práticas culturais e territorialidades, estudos urbanos e regionais, ensino-aprendizagem de Geografia e cultura. É líder do Grupo de Pesquisa "Festas, identidades e territorialidades - FIT" e tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia/UFRN.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Dozena, A. (2016). REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E OS SETORES CRIATIVOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - RN. Formação (Online), 1(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i23.3607

Edição

Seção

Artigos