BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO: SERVIÇOS TURÍSTICOS NO LITORAL DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Débora Ferreira Freire Universidade Estadual do Ceará
  • Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3439

Resumo

Fortaleza, capital cearense, recebe a alcunha de capital do sol, do sertão, do humor, do forró, do turista. Tem a praia como o principal cartão postal, que incentiva o fluxo de pessoas em busca do lazer e turismo. As praias configuram-se no imaginário social como espaços paradisíacos, onde se pode desfrutar de momentos de descanso e tranquilidade. A Praia do Futuro localizada no litoral leste da metrópole, objeto de estudo deste trabalho, configura-se como espaço destinado ao lazer dos residentes e turistas. Este estudo busca analisar as barracas da Praia do Futuro como equipamentos que oferecem serviços diferenciados para fluxos de turistas e residentes, que buscam apreciar a paisagem litorânea e usufruir da comodidade oferecida pelas barracas. E analisa o lazer como um dos principais componentes da atividade turística, uma vez que o entendimento desse conceito contribui para o desenvolvimento da atividade turística. Para a realização deste trabalho optou-se pelo método crítico, que dá conta das contradições e conflitos que perpassam o tema abordado. Está respaldado na revisão bibliográfica sendo essa fundamental a teorização do empírico, pesquisa hemerográfica, institucional e atividades de campo. A partir da realização deste estudo pode-se verificar que Praia do Futuro destaca-se como uma das praias urbanas de Fortaleza que recebe fluxo de turistas e residentes que buscam por espaços de entretenimento, descanso e lazer. E tem as barracas de praia como um dos principais atrativos turísticos da capital cearense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Ferreira Freire, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Geografia/Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tecnóloga pelo Curso Superior de Formação Específica em Gestão e Desenvolvimento em Turismo na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza- FGF. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia- PROPGEO da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Entre 2008 e 2011 integrou a equipe do Laboratório de Estudos do Território e do Turismo (NETTUR).

Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano, Universidade Estadual do Ceará

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2004), e Pós-Doutorado na Universidade Regional de Blumenau - FURB, com estudos em Turismo como atividade de Combate a Pobreza no Brasil e da Promoção do Desenvolvimento na Escala Humana com protagonismo de Comunidades, Economia Solidária e Sustentabilidade. É professora associada da Universidade Estadual do Ceará, Professora do curso de Geografia do PROPGEO. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turisticos da UECE . Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq no nível 1D. Vice-diretora Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR/2013-2015. Coordenadora do Núcleo de Estudos do Território e Turismo - NETTUR. Pesquisadora do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC. Faz parte do corpo editorial da Revista de Humanidades - Unifor, Revista Econômica do Nordeste - REN/BN, Revista Veredas - João Pessoa, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo RBtur, Revista Gestão da Zona Costeira Integrada, Revista PerCurso Curitiba, Revista RIOS - Revista Científica da Faculdade 7 de Setembro. Membro do Conselho Estadual do Turismo. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Território e Cultura do CNPq. Autora de livros pela Papirus, Annablume e EdUECE. Professora/colaboradora - Laboratório de Estudos Sobre o Ócio, Trabalho e Tempo Livre. Realiza pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Turismo, Arranjos Produtivos Locais, Espaços Públicos e Privados do Lazer e Turismo, Desenvolvimento Endogêno e na Escala Humana, Educação a Distância. Ganhou o Prêmio Pesquisador Turistico Destaque 2009, pela Associação Nacional de Pesquisadores de Pós Graduação em Turismo - ANPTUR.


Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Freire, D. F., & Coriolano, L. N. M. T. (2016). BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO: SERVIÇOS TURÍSTICOS NO LITORAL DE FORTALEZA-CE. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3439

Edição

Seção

Artigos