ECONOMIA DA PESCA ARTESANAL: O CASO DO BAIRRO DA PENHA EM JOÃO PESSOA/PB

Autores

  • Ismael Xaveir Araújo IFPB

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.3408

Resumo

O processo de urbanização e sua complexidade, da maneira que vem alcançando as comunidades tradicionais de pesca artesanal está contribuindo para gerar o desinteresse do pescador artesanal pela atividade pesqueira. As comunidades tradicionais estão recebendo pressões, influências e oportunidades de novas atividades econômicas inerentes ao espaço urbano. Por outro lado, a pesca na Paraíba tem sido marginalizada historicamente pela sociedade civil, por empresários e governos. O quadro econômico para o setor desestimula o pescador a permanecer nesta atividade. O salto qualitativo deve advir de uma análise que considere a complexidade deste setor, que compreende atividade de segurança alimentar. Se for vista de forma a ser considerada uma atividade econômica que pode ser diversificada, tende a gerar mais emprego e renda, garantindo a produção de proteína saudável, lazer e entretenimento, mesmo na condição de moradores urbanos, pois as atividades ligadas ao mar podem ser exploradas prioritariamente pelos moradores da comunidade tradicional, considerando que o processo de urbanização deve trazer elementos que venham a garantir a permanência e diversificação econômica da comunidade artesanal. Entretanto, o que ainda se vê é o capital atuando de forma mais rápida e planejada sobre a comunidade tradicional, pressionado suas atividades e desestimulando o profissional pescador a continuar atuando nesta profissão e em atividades relacionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Xaveir Araújo, IFPB

Bacharel em Geógrafo e Licenciado em Geografia pela UFPB. Mestre em Educação pela UFPB. Doutorando em Geografia pela UFPB. Professor do Curso de Gestão Ambiental do IFPB, Campus I.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Araújo, I. X. (2015). ECONOMIA DA PESCA ARTESANAL: O CASO DO BAIRRO DA PENHA EM JOÃO PESSOA/PB. Formação (Online), 1(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.3408

Edição

Seção

Artigos