O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO INSERIDO NO CONTEXTO DO OESTE PAULISTA: O CASO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA SÃO PAULO – 02.
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3405Resumo
Desde os mais remotos tempos da história do mundo é sabido que o Homem sempre teve a necessidade da ocupação e construção de seu espaço social. Temos estudos científicos nas áreas da Geografia, da História e da Arqueologia que comprovam que, de diversas maneiras, o Homem sempre esteve disposto a conquistar espaços cada vez mais longínquos do globo terrestre. A ciência geográfica se faz presente e compõe um leque de várias áreas de atuação de outras ciências que a auxiliam a fazer tal análise, seja com contribuições das Geociências, seja com análises da formação do espaço, da paisagem pretérita em si no tocante das ações antrópicas.
Assim, pela importância ressaltada sobre a tecnologia como meio de expressão de uma sociedade e pela escassez de dados sobre as populações pré-históricas na região, este trabalho terá importância no conhecimento da relação homem/meio no Alto Paraná Paulista.
Neste aspecto este artigo tem por objetivo expor os resultados das análises sobre o material arqueológico encontrado durante as escavações, procurando identificar, através de análise tecnotipológica, quais eram as técnicas utilizadas pelos povos pré-históricos que habitaram o sítio arqueológico Lagoa São Paulo – 02, bem como compreender e identificar a que grupos pertenciam, bem como a forma pela qual eles se relacionavam com o meio natural para a construção do espaço geográfico no qual habitaram no passado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.