A relação rede-território para compreender a organização socioespacial do transporte coletivo urbano de Barreiras (BA)
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3378Resumo
Este trabalho objetivou compreender a organização socioespacial da rede de transporte coletivo no território urbano de Barreiras, com base na lógica da circulação das linhas dos ônibus e nas funções dos agentes sociais envolvidos: empresa, prefeitura e usuários. Questionou-se o poder público e empresa a respeito do planejamento de criação das linhas urbanas e o nível de satisfação dos usuários no que se referiu à oferta do serviço de ônibus. Sob o ponto de vista metodológico empírico, a rede foi analisada conforme proposta apresentada por Corrêa (2012), com ênfase em suas dimensões organizacional e espacial e o seu mapeamento explanou os espaços abrangidos pelas linhas, permitindo identificar os lugares de maior hierarquia e de não articulação entre as mesmas. A rede se resultou das estruturas e relações sociais voltadas ao acesso exclusivo à região central da cidade, não promovendo integrações distributivas no interior do território urbano, consequente da sua racionalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.