CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS E O MAPA SÍNTESE DA PRODUÇÃO DE CULTURAS TEMPORÁRIASNO ESTADO DO PARANÁ-BRASIL

Autores

  • Pedro FRANÇA JUNIOR UNESP
  • JOÃO FERNANDO DALLA VILLA UEM
  • MARIA ESTELA CASALE DALLA VILLA UFPR

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3107

Resumo

O Paraná é o dos maiores produtores agrícolas do Brasil, apresentando uma pauta agrária diversificada. Alguns aspectos morfo-pedológicos, condições climáticas favoráveis aliadas à utilização de avançadas técnicas agronômicas, coloca o estado em destaque em termos de produtividade. Baseado nestas constatações, verificando mapeamentos do Brasil e do Paraná e baseado no Atlas da Questão agrária do Brasil de Girardi (2008), este trabalho tem o objetivo de demonstrar por meio de mapas temáticos a relação entre a produção agrícola (2010) e as características geomorfológicas dos compartimentos produtores destas culturas no estado do Paraná. Nesta pesquisa, utilizaram-sedados do IBGE/SIDRA (2010) para obter as informações agronômicas e a base cartográfica do IBGE (2010) e o programa Phil Cartho5.72 para interpolação das informações e a produção dos mapas. A partir dos mapas pontuais desenvolveu-se um mapa síntese para espacializar os cinturões da produção culturas temporárias no Paraná. A partir da cartografia podem-sedefinir áreas, territórios, regiões, cinturões, e os dados pontuais ajudaram a caracterizar um lugar com dados similares, ou tendências. No Paraná, destacam-se as unidades geomorfológicas que possuem baixa vulnerabilidade, apresentando solos bem desenvolvidos (Latossolos) e declividade tênue. 

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Biografia do Autor

JOÃO FERNANDO DALLA VILLA, UEM

Mestrando em Geografia-UEM

Maringá-PR

MARIA ESTELA CASALE DALLA VILLA, UFPR

Doutoranda em Geografia - UFPR

CURITIBA-PR

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Publicado

2016-01-18

Como Citar

FRANÇA JUNIOR, P., DALLA VILLA, J. F., & VILLA, M. E. C. D. (2016). CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS E O MAPA SÍNTESE DA PRODUÇÃO DE CULTURAS TEMPORÁRIASNO ESTADO DO PARANÁ-BRASIL. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3107

Edição

Seção

Artigos