OS DOIS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA E AS NOVAS ÁREAS DE CENTRALIDADE EM CAMPINA GRANDE

Autores

  • Péricles Alves Batista Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ademir Araújo da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i21.3069

Resumo

O presente trabalho é resultado da conclusão da disciplina “A Cidade e os Circuitos da Economia Urbana”, ministrada em 2013, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O texto aborda o processo de formação e expansão de novas áreas de centralidades em Campina Grande – Paraíba, localizada no Nordeste brasileiro. Para este estudo, nos baseamos na teoria dos dois circuitos da economia urbana do geógrafo Milton Santos, elaborada na década de 1970. Dessa maneira, utilizar esta teoria será uma tentativa de rediscutí-la à luz da realidade atual dos países subdesenvolvidos, da qual a cidade objeto de estudo está inserida. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica para um posterior levantamento em campo do uso do solo. Foram escolhidas algumas vias, denominadas aqui de eixos de desdobramento do centro principal, a fim de analisarmos o circuito superior e inferior na cidade em questão. 

Palavras-chave: Centralidades; desdobramento; centro principal; teoria dos dois circuitos; Campina Grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Péricles Alves Batista, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011) e Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2008). Bolsista monitor do Programa REUNI entre 2009 e 2010. É membro da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Entre 2005 e 2007 atuou como Professor de Geografia no Ensino Fundamental e Médio na Rede Pública de Ensino do Estado da Paraíba. Entre 2010 e 2012 atuou como Professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (Campus de Princesa Isabel e Cabedelo). Entre 2012 e 2014 atuou como Professor Substituto na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (Campus III - Guarabira). Atualmente é Professor no Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - CESED (Campina Grande), na Escola Superior de Aviação Civil - ESAC.

Ademir Araújo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Geografia, sendo professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (UFRN) em nível de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia do Nordeste, atuando principalmente nos seguintes temas: verticalização das cidades, crescimento urbano, impactos socioespaciais, segregação e desigualdades regionais.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Batista, P. A., & Costa, A. A. da. (2015). OS DOIS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA E AS NOVAS ÁREAS DE CENTRALIDADE EM CAMPINA GRANDE. Formação (Online), 2(21). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i21.3069

Edição

Seção

Artigos